Informe da reunião com a SMED sobre Extraclasse na Educação Infantil

O posicionamento da categoria pela autonomia do grupo na escolha sobre o cumprimento do horário de Extraclasse foi destacado pela Diretoria do Sind-REDE.

Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH se reuniu nesta terça-feira (19/12) com uma comissão composta de representantes da SMED e 9 diretoras de EMEIs representando as regionais para discutir a Minuta de Portaria do Extraclasse (Tempo de Planejamento) que está sendo construída pela Secretaria Municipal de Educação.

A Diretoria do Sind-REDE reafirmou o posicionamento da categoria pela autonomia do grupo na escolha sobre o cumprimento do horário de Extraclasse dentro ou fora da escola, reforçando a necessidade da SMED viabilizar a organização nas EMEIs.

Algumas direções se mostraram receosas com relação a condição para a estruturação devido a organização das EMEIs. No que o Sindicato contrapôs apresentando alguns desenhos e propostas já construídas em algumas unidades escolares e reforçou a necessidade de recompor os quadros das escolas defasados por falta de professoras(es).

A Subsecretária de Articulação da Política Pedagógica, Shirley Miranda, afirmou que para o Ensino Fundamental o que estava colocado é a autonomia, ou seja, a possibilidade de escolha dos grupos e que a ideia inicial era publicar minutas diferenciadas permitindo às(aos) professoras(es) do Fundamental realizarem o extraclasse em outros espaços enquanto às(aos) professoras(os) da Educação Infantil seria obrigatório o cumprimento nas escolas. Foi destacado que tal posicionamento da SMED tinha se dado diante da demanda apresentada pelas direções de EMEIs.

Quanto aos quadros das escolas a SMED disse não ser possível viabilizar o aumento do quadro para que se torne possível fazer o extraclasse fora da escola.

Após o debate, representantes da SMED se comprometeram a publicar a minuta ainda este ano para que as escolas tenham tempo de organização para o início do ano letivo em 2024.