Seja um Representante de Escola e EMEI

Ata da eleição de representantes 2023

A eleição de representantes dos trabalhadores nas Escolas Municipais e EMEIs é uma das principais ferramentas para aproximar o Sindicato da categoria. Por estar no cotidiano das escolas, os representantes conseguem identificar e levantar as questões específicas do seu local de trabalho, identificando problemas nas relações de trabalho ou de estrutura nas escolas.

Todos os trabalhadores em Educação, concursados e terceirizados têm direito à representação e a sua liberação é garantida para participar das plenárias e reuniões convocadas pelo Sindicato.

Através das Plenárias de representantes, que acontecem com bastante periodicidade, o Sind-REDE/BH apresenta um espaço democrático e horizontal, onde as decisões da categoria são discutidas com profundidade para definir as posições da entidade e encaminhar pautas e bandeiras a serem debatidas e votadas nas assembleias.

O representante sindical tem um papel central na mobilização das manifestações, atos, paralisações e greves.

Funções dos representantes

1. Participar das plenárias de representantes de escola, convocadas pelo Sind-REDE/BH.
  2. Representar os Trabalhadores em Educação da escola junto à direção e ao Sindicato.
  3. Ajudar na formação profissional, política e sindical do trabalhador promovendo e incentivando:
    • Leitura dos documentos de divulgação da entidade para que os trabalhadores possam estar informados das atividades desenvolvidas pelo Sind-REDE/BH.
    • A organização de reuniões para discussão das campanhas salariais, educacionais e políticas.
  4. Encaminhar às reuniões de representantes de escola as deliberações das reuniões realizadas na sua escola.
  5. Informar-se e buscar apoio junto ao Sind-REDE/BH sobre questões políticas e ou administrativas que os trabalhadores em educação da escola não conseguiram resolver na escola, SMED, etc.

Como é feita a eleição

Os representantes são eleitos pelos próprios trabalhadores das escolas. Votam nesta eleição todos os trabalhadores em educação da escola, filiados ou não. A ata deverá ser entregue nas reuniões de representantes de escola.

Todas as Escolas devem eleger os seus representantes e suplentes. Deve ser eleito um representante por turno ou um representante para cada grupo de 30 trabalhadores em educação na escola.

O mandato do representante é de um ano, mas estes podem ser reconduzidos caso os trabalhadores da escola decidam. Não existe um período certo para as eleições acontecerem, caso a escola esteja sem representante, a eleição deve ser refeita.

Liberação dos trabalhadores terceirizados para as reuniões e plenárias

De acordo com o último acordo coletivo aprovado entre o Sind-REDE/BH e a MGS, fica assegurado aos trabalhadores um representante Sindical por escola e um representante por EMEI.

Esses trabalhadores terão o direito de se afastar do trabalho para atividades sindicais, quando a entidade sindical representativa solicitar, sem qualquer tipo de desconto até (duas) vezes nos meses de outubro e novembro e uma vez nos demais meses. O Sindicato tem a obrigação de comunicar a Empresa e a direção de escola com 48h de antecedência.

É importante que o representante sempre assine as listas de presença, pois a sua apresentação no local de trabalho em até 72h é obrigatória para que não haja corte de ponto.