Conheça o Sind-REDE/BH

Nós somos uma Rede que não se rompe e não se deixa abater!

O Sind-REDE/BH – Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte – é uma entidade livre e democrática, fundada na cidade de Belo Horizonte pelos Trabalhadores em Educação do Município, durante o VIII Congresso dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte do SIND-UTE MG, realizado em março de 2006. A entidade sindical é organizada para defender os direitos fundamentais de todos os cidadãos, em especial os dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte.

Nascemos da necessidade dos trabalhadores em educação da rede municipal de Belo Horizonte em construir um Sindicato forte e independente do governo. A marca desta categoria sempre foi a combatividade e a democracia em suas decisões. Anteriormente a entidade era a Sub-Sede da rede municipal do Sind-UTE. Em 2006 foi realizado um plebiscito na categoria, no qual 82% optaram pela criação de um sindicato próprio da rede, nascia assim o Sind-REDE/BH. Já em 2007 realizamos um congresso que se definiu por ampla maioria na construção desta entidade sindical, o Sind-REDE/BH.

O Sindicato representa todos os trabalhadores em educação da rede municipal de educação infantil, ensino fundamental e médio de Belo Horizonte, ativos e inativos, sendo eles: professores da educação infantil, ensino fundamental e médio estatutários e celetistas; educadores infantis, auxiliares de escola, auxiliares de secretaria e auxiliares de biblioteca, estatutários e celetistas; pedagogos estatutários e celetistas; diretores e vice-diretores de escola estatutários e celetistas; auxiliares de escola: faxineiros, cantineiros, porteiros, vigias, mecanógrafos, artífices contratados pelos Caixas Escolares das escolas municipais de Belo Horizonte, ou por qualquer outra forma de contrato de trabalho, e outros cargos existentes ou que possam ser criados no setor da educação.

Somos uma entidade de caráter sindical sem fins lucrativos, sem discriminação de raça, credo religioso, gênero, orientação sexual ou convicção política ou ideológica, assentados nos princípios inseridos no artigo 8º da Constituição Federal.

Históricos de Lutas

Nossa sede