Ato Fora Bolsonaro marca dia da Consciência Negra nesse sábado em BH

Mesmo embaixo de chuva, cerca de 2 mil ativistas se reuniram na Praça da Liberdade em um ato antirracista e contras as políticas de morte do governo

Fotos por Vrin Resende – Sind-REDE/BH. Arraste para o lado para ver as próximas fotos e clique para ampliar.

Belo Horizonte foi palco de um importante ato público em celebração ao Dia da Consciência Negra, no último sábado, 20 de novembro. O ato público que teve sua concentração na Praça da Liberdade, às 15 horas, reuniu cerca de 2 mil manifestantes e fez parte da agenda de luta do Comitê Fora Bolsonaro.

A manifestação, que também se repetiu em todas as capitais e em várias cidades do país, teve como mote o Fora Bolsonaro Racista. O ato que teve a participação do Sind-REDE reuniu representantes das centrais sindicais, diversos sindicatos, partidos políticos e entidades representativas do movimento negro para lembrar da luta de Dandara e Zumbi, na resistência à escravidão do quilombo dos palmares e para reforçar que o povo preto trabalhador se une na luta contra as políticas racistas de Bolsonaro.

O ato encerrado na Praça 7 tem uma importância simbólica para o movimento negro de Belo Horizonte, que não tinha a tradição de puxar atos de rua nessa data. Assim, o ato unificado aos demais setores que se opõem ao governo Bolsonaro cria uma oportunidade para visibilizar as pautas antirracistas e fortalecer os movimentos que levantam essa bandeira.

Veja mais fotos