Insatisfação cresce nas ruas e 19J supera as manifestações de maio

Com algumas das principais avenidas de Belo Horizonte tomada pelas multidões, protestos pelo Fora Bolsonaro e Mourão mostraram a sua força

A luta contra o Governo Bolsonaro teve mais um importante capítulo de sua história contado no último sábado. O dia 19 de junho cumpriu o seu objetivo em todo o país, superando em tamanho e número de cidades as manifestações do dia 29 de maio.

Mais de 500 cidades brasileiras sediaram os atos pelo Fora Bolsonaro, em Minas Gerais, ao menos 56 cidades realizaram atos de rua para exigir a saída do Governo Bolsonaro, reivindicar vacina para todos, auxílio emergencial digno, mais recursos para a saúde, educação e ciência, além de protestar contra a reforma administrativa e a destruição dos serviços públicos.

Em Belo Horizonte, o ato que teve sua concentração na Praça da Liberdade, às 13h30, onde as colunas dos mais diversos movimentos sociais, sindicatos, movimento estudantil, torcidas organizadas antifascistas, partidos políticos, moradores de ocupações urbanas e bairros periféricos e movimentos de combate às opressões organizaram suas colunas para manter o distanciamento social e evitar a formação de grandes aglomerações. Também foi na concentração que os movimentos distribuíram a maior parte das máscaras PFF2, arrecadadas pelas entidades, mais de 5 mil máscaras foram distribuídas em todo o ato.

Em uma iniciativa inédita, o ato foi transmitido ao vivo através do canal do youtube construído pelos sindicatos da Educação e outros parceiros. Confira abaixo:

Por volta das 14h30 a manifestação se colocou em marcha. Puxada por movimentos indígenas e uma grande ala de bicicletas o ato desceu a av. João Pinheiro até a rua dos Timbiras. Em seguida o ato seguiu pela avenida Afonso Pena até a Praça 7, onde o movimento estudantil realizou uma intervenção no obelisco. Por fim, a manifestação se encerrou na Praça da Estação, com as intervenções artísticas e bloco de maracatu. Com a Praça ocupada, a chegada da Carreata na av. dos Andradas marcou o fim da manifestação por volta das 17h.

Confira algumas fotos

Confira o vídeo produzido pelo Sind-REDE com algumas cenas do ato