Confira a seleção de documentos sobre a EJA

Copilado do Sindicato visa organizar a mobilização do segmento, a leitura é fundamental.

Para melhor organizar os trabalhos relacionados a mobilização e organização do segmento de trabalhadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Sind-REDE preparou um copilado com todos os documentos publicados pela prefeitura, que se relacionam à EJA durante a pandemia. A leitura destes documentos é fundamental.

Além disso, segue abaixo algumas reflexões feitas por um grupo de companheiros que se dispuseram a ajudar nos trabalhos. Todos aqueles que quiserem escrever suas contribuições são bem vindos.

Também publicamos uma proposta de carta à comunidade. Enviamos na semana passada, um ofício à Smed solicitando um encontro para tratar especificamente do tema. Estamos cobrando o retorno, assim que tivermos resposta informamos.

Altera a Portaria SMED n° 317, de 22/11/2014, que “Dispõe sobre a organização para o Ensino Fundamental Regular, para a modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, para o Programa de Correção de Fluxo Escolar – Entrelaçando e sobre os registros de avaliação na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte – RME/BH, a partir do ano 2015.”

📥 Download

Dispõe sobre interrupção das atividades escolares nas escolas municipais e creches parceiras, integrantes do Sistema Municipal de Ensino, em razão de epidemia causada pelo Coronavírus – COVID-19.

📥 Download

Orientações para Instituições Educacionais do Sistema Municipal de Ensino de Belo Horizonte – SME, devido ao surto global do coronavírus.

📥 Download

Incluindo orientações gerais sobre novas matrículas, cadastro escolas e quadro de pessoal das unidades escolares.

📥 Download

Renovação de matrículas para estudantes da Educação Infantil, do ensino fundamental
e da Educação de Jovens e Adultos.

📥 Download

Orientações sobre os procedimentos de certificação, reclassificação e progressão parcial em contexto de interrupção das atividades presenciais em razão da pandemia da Covid-19.

📥 Download

Estabelece parâmetros para a integralização da carga horária letiva legalmente prevista para os anos escolares de 2020 e de 2021 e dá outras providências.

Estabelece o Regime Especial de Atividades Escolares destinadas ao
cumprimento do Calendário Escolar de 2020 por estudantes matriculados em turmas de terminalidade do ensino fundamental e naquelas em que a continuidade dos estudos está condicionada à transferência para outras instituições de ensino.

📥 Download

Orientações para o retorno às atividades escolares presenciais e adoção do modelo híbrido no Sistema Municipal de Ensino de Belo Horizonte.

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE. APPIA 3: CONSOLIDANDO PROJETOS DE VIDA.

📥 Download

Orientações gerais para finalização do ano de 2020 e planejamento inicial de 2021.

📥 Download

Orientações sobre a organização das atividades escolares a partir da Portaria SMED nº 012/2021.

📥 Download

Percursos Curriculares e trilhas de aprendizagens para a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte em tempos de Pandemia (Versão Preliminar)

📥 Download

Carta aberta à comunidade escolar sobre a Educação de Jovens e Adultos na cidade de Belo Horizonte.

📥 Download

Planejamento da Smed ignora específicidades da EJA.

📥 Download

Orientações adicionais sobre renovação de matrículas e novas matrículas para estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos.