Campanhas por valorização e contra o retorno das atividades presenciais já estão no ar

Sind-REDE/BH lança duas campanhas combinadas para os trabalhadores em Educação em 2021. Envolvimento da categoria é fundamental.

Desde o início de 2021 o Sind-REDE iniciou duas campanhas aprovadas pela categoria nos últimos fóruns de 2020. Estas campanhas, de forma combinada, tocam em temas muito caros aos trabalhadores das Escolas hoje: a valorização destes trabalhadores, tão atacados pelos Governos e a necessidade de não retorno das aulas presenciais antes da vacinação.

A primeira campanha, chamada “Profissionais da Educação, Construindo o Amanhã” terá a duração de 4 meses. Ela consiste na produção de cards, textos e pequenos vídeos, falando sobre os diversos grupos de trabalhadores da educação, sobre as suas condições de trabalho, suas responsabilidades com a Educação Pública, a importância de serem ouvidos no que diz respeito a política educacional e a realidade de dentro das escolas.

Já a segunda campanha: “Nossa Prioridade é a Vida – Volta as Aulas só com Vacina” é proposta do Sind-REDE/BH abraçada por mais 21 movimentos, sindicatos e entidades estudantis envolvidas com a Educação. Nesta campanha, além de cards, textos e vídeos defendendo o não retorno das atividades presenciais nas Escolas até o controle da Pandemia, a ampliação da vacinação e medidas emergências de proteção às famílias dos estudantes, também contará com a veiculação, a partir desta semana, de publicidade em mídia externa, com Backbus (mais de 20 ônibus de linhas diferentes devem circular a mensagem pelas ruas de Belo Horizonte e região metropolitana. Para conferir alguns dos artigos publicados sobre o tema, acesse os links abaixo:

O Sind-REDE/BH prioriza a luta direta dos trabalhadores, por isso é parte efetiva das carreatas e movimentos coletivos que exigem a ampliação da vacinação, se posicionam contra as reformas que retiram diretos e lutam pelo “Fora Bolsonaro e Mourão”, que vem sabotando a saúde pública durante toda a Pandemia do novo Coronavírus. O Sindicato também está finalizando, junto a sua assessoria jurídica, um documento destinado ao Ministério Público no qual detalha os motivos da inviabilidade de um retorno presencial das aulas, neste momento. Amanhã (03/02), será divulgado o calendário de Plenárias e Assembleias da categoria onde serão apontadas novas propostas.

Vale ressaltar que já foi definido em uma Assembleia Geral da categoria que, caso haja o retorno presencial sem o controle da pandemia e vacinação, será convocada uma Assembleia com indicativo de greve.

A diretoria do Sind-REDE/BH convoca a categoria a participar das campanhas, ajudando a divulgá-las através do Facebook e Instagram. “Para que nossas campanhas sejam bem sucedidas é fundamental que a categoria se envolva: curtindo, comentando, compartilhando e salvando as postagens de cada uma das campanhas. Também pedimos que encaminhem os materiais para os amigos e familiares, inclusive os que não fazem parte da rede”, comenta.