VÍDEO | I Seminário Concepções de Educação Infantil

Confira os vídeos do Seminário que aconteceu entre os dias 10 e 11 de novembro na Faculdade de Direito da UFMG

Entre os dias 10 e 11 de novembro aconteceu o I Seminário Concepções de Educação Infantil, na Faculdade de Direito da UFMG. O evento teve início, na noite do dia 10, com a apresentação do estudo do ILAESE sobre a proposta de Reforma da Previdência da PBH, com o pesquisador e coordenador do ILAESE, Gustavo Machado. O estudo analisou a situação financeira da PBH e as justificativas para a necessidade do Projeto de Lei 434/2022 que trata da reforma, demonstrando quais os reais interesses por trás da reforma e como não há esse déficit previdenciário apresentado pela PBH.

Já na manhã do dia 11/11, teve início a mesa sindical com a presença da pedagoga e professora da rede municipal de Recife, Claudia Ribeiro e da coordenadora geral do Sepe e executiva estadual do CSP-Conlutas/RJ. As palestrantes debateram as questões da reforma da previdência da PBH, fizeram uma análise crítica dos governos e da precarização do trabalho da educadora infantil e refletiram sobre as semelhanças de realidade das escolas no Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte.

Logo após teve início a mesa concepções com participação das professoras da Faculdade de Educação da UEMG (FAE/UEMG) e coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Infância (s), Crianças e Educação (GEPICE), Ana Paula Braz Maletta e Lilian Sipoli Carneiro Canete. As professoras apresentaram uma perspectivas teórico-práticas das concepções de/da Educação infantil, o contexto da criança na Educação Infantil e as formas de comunicação nesse cenário.

Na parte da tarde, os grupos de trabalho se reuniram para debater outras questões voltadas para os temas do Seminário.

Confira a nossa Playlist no YouTube AQUI. Ou acesse os vídeos abaixo:

Dia 10/11 – Abertura do Seminário

Estudo do ILAESE sobre a Reforma da Previdência da PBH