Secretária Municipal Educação optou por não participar de reunião com o Sind-REDE/BH

Confira os esclarecimentos da reunião sobre tempo integral, professores de Educação Física e da pauta específica.

Nesta quarta-feira (25/10), a Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH se reuniu com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Roberta Rodrigues.

Ao questionar o motivo da ausência, sua equipe respondeu que a Roberta optou por sempre designar responsáveis para se reunir com o Sind-REDE para discutir as pautas encaminhadas previamente.

A diretoria reforçou a importância da participação da Secretária nas próximas reuniões, principalmente para entender o motivo da mudança na proposta de 8 horas mensais de reunião pedagógica e para definir o formato das reuniões entre a SMED e a Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH.

Alguns esclarecimentos:

Tempo integral: a SMED  vai regulamentar, junto ao Conselho Municipal de Educação, como se dará o tempo integral para receber recursos do MEC. A priori, serão ampliadas 1.540 vagas para o tempo integral, atendendo estudantes dos anos iniciais e finais. Será o mesmo formato do Programa Escola Integrada, com o atendimento realizado por monitores no Ensino Fundamental. O Sind-REDE alertou que existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proibindo novas contratações via Caixas Escolares. Foi solicitado um retorno para que a SMED reavalie o posicionamento.

Professores de Educação Física: O Sind-REDE solicitou a regulamentação da atuação dos professores da Educação Física nos anos iniciais. Ficaram de dar um retorno na próxima reunião.

Quadro das escolas: A diretoria foi surpreendida com a informação de que o quadro das escolas mudaria para 2024. Foi assegurado que o impacto será o mínimo, pois vai ocorrer a redução de extensão de jornada. Solicitamos reunião urgente, ainda em novembro, para analisar o quadro das escolas.

Pauta específica: como o governo deve apresentar uma proposta de reajuste da campanha salarial 2024, questionamos se a SMED vai dar prosseguimento na análise de propostas para as carreiras da educação. Ficaram de dar um retorno na próxima reunião.