Relatório da Plenária Ampliada da Educação Infantil no dia 20/03/2024

A reunião discutiu o extraclasse e debateu a necessidade de defesa da autonomia dos grupos nas escolas.

Aconteceu nesta quarta, 20/03, na sede do Sind-REDE/BH a Plenária Ampliada das Trabalhadoras e Trabalhadores da Educação Infantil, a pauta em discussão foi o extraclasse.

Durante a plenária foi debatida a importância da necessidade da defesa da autonomia dos grupos para a realização do extraclasse.

A diretoria reforçou que nesse momento de intransigência da SMED, é muito importante ter uma organização da luta pela base para ter uma resistência e avançar nessa questão da autonomia do extraclasse. É preciso articular uma movimentação da categoria para reverter impedimento da Educação Infantil de ter a autonomia da decisão sobre a realização do extraclasse dentro ou fora da escola.

Houveram outros debates a cerca da educação infantil e suas demandas como a discussão da redução de alunos por turma, a necessidade de conversar sobre o aumento do número de estudantes de inclusão nas escolas e a falta de estrutura para atendê-los. Esses assuntos precisam de mais tempo para construir estratégias e será pauta de novas reuniões.

Encaminhamentos:

• Abaixo-assinado pela revogação da Portaria a ser enviado para as escolas;
  • A construção de uma lista de professoras interessadas em lotar no horário do Intermediário (08:30 às 13:00) para ser também enviada às escolas;
  • Realização de uma plenária de representantes específicas da Educação Infantil nos turnos manhã e tarde em abril na primeira quinzena.