Nota de Solidariedade do Sind-REDE/BH à Greve dos Técnicos Administrativos das Universidades Federais

Trabalhadores rejeitam a proposta de zero por cento de reajuste apresentada pelo Governo Lula

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE/BH) manifesta sua total solidariedade ao movimento grevista dos Técnicos-Administrativos em Educação das universidades federais do Brasil, organizado pela Fasubra e sindicatos filiados. Reconhecemos a importância dessa mobilização que visa reivindicar melhores condições salariais e a valorização da carreira dos servidores públicos, bem como garantir a recomposição orçamentária das instituições de ensino superior.

É lamentável que o governo federal continue ignorando as legítimas demandas dos TAEs, especialmente no que diz respeito à reestruturação da carreira e à falta de respostas adequadas às questões cruciais levantadas pela categoria. A ausência de concursos e a política de salários defasados têm gerado uma situação insustentável para muitos profissionais.

A proposta de reajuste zero para o ano de 2024 é um absurdo. É inaceitável que o governo federal adote tal postura, especialmente quando comparada com a forma como tem negociado com outras carreiras.

Reiteramos, portanto, nosso apoio incondicional à luta dos técnicos administrativos das universidades federais e nos colocamos à disposição para colaborar com suas reivindicações. Acreditamos que somente através da união e da mobilização coletiva será possível conquistar as mudanças necessárias para garantir melhores condições de trabalho e valorização profissional.

Estamos juntos nessa batalha! Pela valorização dos trabalhadores em educação e pelo fortalecimento das universidades públicas!