Deliberações da Assembleia Geral dos Trabalhadores em Educação Concursados em 20/04/21

Acesse as principais deliberações da Assembleia Geral dos Trabalhadores em Educação Concursados em 20/04/2021.

A assembleia foi realizada de forma virtual pela plataforma ZOOM no dia 20 de abril de 2021 e contou com a participação de cerca de 2.400 Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte.

Os Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, representados pelo Sind-REDE/BH definiram por:

Campanha Salarial:

Aprovação da pauta da Campanha Salarial/Educacional de 2021 em outro momento.
Obs.: a proposta de pauta construída pelos representantes segue ao final.

Reposição de greve/2020
Foi aprovado o envio dos documentos de reposição na data colocada pela PBH e a continuidade de pressão por melhores parâmetros de reposição definidos na Plenária de Representantes do dia 06/04 (ver abaixo).

Greve 2021
A categoria votou amplamente pela GREVE SANITÁRIA, com início no dia 26/04, segunda-feira (dia que os/as professores/as da Educação Infantil estão convocados/as a retornar ao trabalho presencial).

AAEs

A definição da GREVE, inclui os trabalhadores AAEs, em Assembleia específica os mesmos definiram da forma de organização do setor para o movimento grevista.

Foi votada ainda uma Moção de apoio à Greve dos Trabalhadores em Educação de Florianópolis e a reativação da Campanha Lutar não é Crime.

Calendário

20/04 – 17h30 – Reunião com os trabalhadores em Educação em cargos comissionados – Grevistas de 2020
21/04 – 9h – Reunião com os Trabalhadores em Educação Aposentados ou que estão para se aposentar – grevistas de 2020
21/04 – 14h – Live Entenda o Edital do processo seletivo MGS (tira dúvidas)
22/04 – 9h – Assembleia Concursados – 9h às 10h – Geral ratificação da decisão de greve, e definição do comando de greve – 10h Educação Infantil – organização da greve
22/04 – 18h – Assembleia Geral Dos Trabalhadores Em Educação Terceirizados
22/04 – Dia de luta contra a Reforma Administrativa, unificada com outros setores da cidade. Pedágio em vários pontos da cidade. de 7h30 às 8h – Pontos – Sind-REDE: Praça 7, Av. Sinfrônio Brochado com Olinto Meireles e Av. Vilarinho.
23/04 – 12h – Ato Simbólico da Educação Infantil contra o retorno presencial e Dia de Luta Contra as agressões sofridas na Porta da Prefeitura no início da Greve de 2018 – Local: Porta da Prefeitura (Av. Afonso Pena, 1212)
28/04 – 13h30 – Audiência na Câmara Municipal (virtual)


Encaminhamentos da Plenária do dia 06/04Proposta de Pauta de Reivindicação Campanha Salarial/Educacional:

  1. Não retorno das aulas sem condições seguras e ampla vacinação.
  2. Índice de perdas salariais – 32,15%
  3. Reconhecimento do Piso Salarial Nacional, sem proporcionalidade da jornada de trabalho e aplicado ao primeiro nível da tabela salarial, que embasa a carreira para trabalhadores do magistério de nível médio. Definição de prazos para sua aplicação (valor do piso R$ 2.886,24).
  4. Diferença de reajuste do piso em relação aos nossos salários, o índice de reajuste do piso totalizou, nos anos de sua existência, 203,81%. A inflação acumulada é de 105,68%, resultando no aumento real de 40,33%. Estamos fechando a diferença entre nossos salários.
  5. Ajuda financeira para garantir materialidade para o atendimento ao estudante – Rede de internet, telefone para busca ativa dos estudantes e outros.
  6. Garantia de equipamentos tecnológicos para o atendimento remoto aos estudantes.
  7. Garantia ao acesso dos estudantes a tecnologia utilizada no ensino remoto com a criação de pontos internet gratuito e empréstimo de equipamentos eletrônicos aos estudantes.
  8. Garantia d 1/3 da jornada de planejamento, não estando incluso neste cálculo o tempo de 2:30h destinada a “recreio”.(essa não é nova)
  9. Preservação da relação de pelo menos 1.6 para cada agrupamento de estudantes de acordo com o número de turmas de 2020.
  10. Unificação da Carreira da educação infantil.
  11. Garantia de teletrabalho para AAEs.
  12. Garantia da permanência no cargo de origem e jornada de origem (como estabelecido pelo concurso) para as AAEs na escola em que estão lotadas.
  13. Revisão das regras relativas às licenças médicas e de acompanhamento. Fim da necessidade de perícia para licenças de 1 dia, determinação de licença de acompanhamento para dependentes de acordo com a necessidade do quadro de adoecimento e não de uma lista pré determinada de doenças, principalmente quando se trata de incapazes.
  14. Não revogação das readaptações funcionais já definidas como definitivas.
  15. Reestatização do sistema de perícia médica.

    Outros encaminhamentos da plenária de representantes do dia 06/04:
  1. Exigência de um auxílio financeiro da Prefeitura de Belo Horizonte para a população, durante a pandemia.
  2. Execução de campanha de comunicação que vincule a valorização do profissional de educação e a necessidade de um auxílio à comunidade na pandemia como combate a precarização da vida.
  3. Campanha denúncia e ação virtual contra as vereadoras e vereadores a favor da volta às aulas sem vacina;
  4. Formação Ilaese – Contas PBH 2020 e Terceirização na PBH a ser marcada;
  5. Assembleia 20 de abril.