Boletim Virtual da Assembleia Geral dos Trabalhadores da Rede Concursados – 17/12

Informes e encaminhamentos para a plenária que acontecerá logo mais

Confiram abaixo o boletim da Plenária de Representantes dos trabalhadores concursados da Rede, que acontecerá logo mais.

Pauta:

• Apreciação das Propostas do III Seminário “Direito à Educação e Desafios em Tempos de Pandemia”
  • Apreciação das propostas aprovadas no Seminário da Educação Infantil
  • Previdência

Organização:

1. Saudação vereadores (6 min)
  2. Informes (38 min)
    • Campanha Emergencial (3 min)
    • Terceirizados (3 min).
    • Previdência (7 min)
    • Protocolos, trabalho remoto, teletrabalho, Projeto ÁPIA (7 mim)
    • Dobras (5 min)
    • Seminário EI (6 min)
    • Seminário Geral (7min)
  3. Avaliação da Categoria (30 min)
    • 10 falas de 3 min.
  4. Encaminhamentos (30 min)
    • PL da Previdência dia 21 e 22 mensagens virtuais aos vereadores
    • Dobras
    • Reivindicar a ampliação dos quadros e o direito de quem perdeu a dobra de concorrer as dobras existentes em condições de igualdade de quem manteve as dobras.

Votações

1. A favor x Contra
    • Referendar proposta aprovadas no seminário
    • Referendar propostas aprovadas seminário Ed. Infantil.
    • Retorno presencial com a vacinação da categoria e manutenção dos protocolos sanitários
    • Adesão ao trabalho com o Regime Especial de Atividades Escolares (REAE) para todos os anos do Ensino Fundamental em 2021.
  2. Validade retroativa das atividades como letivas:
    • Proposta 1 – não temos acordo com a validação retroativa das atividades como letivas
    • Proposta 2 – temos acordo
  3. Se passar a proposta 2 votar as seguintes propostas:
    • Proposta 1 – As atividades só valem como letivas para os estudantes que devolveram
    • Proposta 2 – Valem com o letivo para todos os estudantes tendo ou não tendo devolvido
    • Proposta 3 – Os estudantes que não devolveram terão a oportunidade de fazer e a responsabilidade disso é do mesmo professor e não dos professores que fizeram a opção de trabalhar como a SMED orientou.

Previdência

A Câmara Municipal aprovou no dia 10/12, em primeiro turno, o Projeto 961/20 que prevê o aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14%. A votação em segundo turno deve acontecer ainda este mês.

Atendendo à pressão dos servidores com altos salários na Prefeitura o governo anunciou a retirada da Emenda de sua própria autoria, em que prevê alíquotas progressivas. A Emenda do governo com alíquotas progressivas ainda representava uma ampliação das contribuições, menor que os 14% para a maioria da categoria, mas ainda assim muito altas.

No segundo turno serão apreciadas as Emendas apresentadas pelos vereadores, entre elas existe a Emenda que propõe a tabela progressiva de acordo com a lei federal.

Ontem aconteceu a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Belo Horizonte de 2020, mas por não ter liquidado a pauta deste ano, os vereadores já agendaram sessões extraordinárias para os próximos dias. Entre os projetos que devem ser apreciados nas próximas sessões está a proposta de reforma da Previdência.

Por isso, toda a categoria deve se mobilizar contra a aprovação do texto original do PL 961/20 e pela aprovação das emendas 1, 3 e 4, que instituem um modelo progressivo de alíquotas mais justo para os servidores. Temos que ligar e lotar as caixas de mensagens e as Redes Sociais dos vereadores para votarem contra o aumento da alíquota da Previdência.

Confira aqui nos botões abaixo o modelo de mensagem e o contatos dos vereadores de Belo Horizonte divididos por regional. Caso não possa enviar mensagem a todos os vereadores, envie para os de sua regional.