Plenária de Representantes da Caixa Escolar discute pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2022

Confira as deliberações da Plenária de Representantes realizada virtualmente no dia 27/01, pelo aplicativo Google Meet.

Representantes da Escola Integrada reunidos em plenária realizada no dia 26 de janeiro de 2022, de forma virtual, discutiram a contraproposta que foi apresentada para a pauta salarial 2022. A pauta de reivindicações é apresentada pela MGS e há uma tendência de acompanhamento das Caixas Escolares. A contraproposta é a seguinte:

• Reajuste salarial de 12% sobre os salários de 2021 e o mesmo índice para o vale alimentação;
  • Retirada, por parte da categoria, das pautas de reivindicação dos anos de 2020 e 2021 que estão na justiça em dissídio salarial;
  • Cláusulas não econômicas aplicadas seriam as mesmas de 2021.

Essa contraproposta foi apresentada às Caixas Escolares, que responderam negativamente, pois é um assunto a ser tratado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

A contraproposta sobre o índice de reajuste apresentado pela MGS não foi bem aceita pela grande maioria dos participantes, o que foi expresso nas discussões e na votação. Entretanto, a rejeição ou o aceite final da proposta depende da assembleia da categoria.

Os trabalhadores também votaram pelo agendamento de uma reunião com a SMED, para conversar sobre o destino dos funcionários da Escola Integrada, diante de tantas informações extraoficiais sobre esse tema.

Também em votação, foi aprovado um calendário de luta com objetivo de denunciar para a comunidade os baixos salários e as péssimas condições de trabalho em que se encontram os trabalhadores terceirizados nas escolas municipais. As atividades contarão com:

• Panfletagem nas comunidades.
  • Carro de som falando sobre a situação.
  • Domingo de panfletagem na feira de artesanato da Av. Afonso Pena.

Atenção para mudança de data:

Na assembleia do dia 13 de janeiro, foi acordado a realização de uma nova assembleia no dia 02 de fevereiro 2022. Mas, em decorrência dos altos índices de contaminação por Covid, a assembleia foi reagendada para o dia 16 de fevereiro de 2022, com a expectativa de ser realizada de modo presencial.

Quem decide é a categoria, participando das assembleias

Os representantes levarão as discussões para toda a categoria dentro das escolas, para que as decisões possam ser tomadas pelo voto conjunto.

JUNTOS POR UM SALÁRIO MAIS JUSTO!

Diretoria Colegiada do Sind-Rede/BH