9J: Estudantes e trabalhadores vão às ruas em ato contra os cortes na Educação

Em Belo Horizonte a concentração do ato aconteceu na Praça Afonso Arinos e reuniu dezenas de milhares contra política do governo Bolsonaro

Estudantes e trabalhadores de todo o país foram às ruas nesta quinta-feira (09/06) para protestar contra os novos cortes do governo de Jair Bolsonaro (PL) no orçamento do Ministério da Educação, que afeta as universidades, o ensino, a pesquisa e a ciência.

Os atos foram convocados nacionalmente pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e contaram com apoio de diversas entidades, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), movimentos sociais e partidos políticos da esquerda. Além dos cortes, os manifestantes também criticaram a PEC 206/2019, que propõe a cobrança de mensalidades nas Universidades Federais e por recomposição salarial dos professores das Instituições Federais de Ensino.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Sind-REDE/BH (@sindredebh)

Em Belo Horizonte, o ato reuniu dezenas de milhares de manifestantes, a maior parte de estudantes da UFMG e de outras instituições federais de ensino como o Cefet e o IFMG. As mobilizações começaram cedo nas universidades, com panfletagens e assembleias, após as mobilizações os estudantes se deslocaram de ônibus para a Praça Afonso Arinos, no centro da capital. O ato unificado teve concentração às 17h na Praça Afonso Arinos e foi finalizado por volta das 19h30 na Praça da Estação.

Por todo o ato, os manifestantes reivindicavam mais recursos para a educação e entoaram palavras de ordem pedindo a saída do governo Bolsonaro. Muitos cartazes levaram a importância da ciência e o papel central dos investimentos neste setor para o combate a pandemia em todo o mundo.