Entidades da Educação manifestam apoio à Greve da Rede Municipal

Entidades repudiam a atitude de Kalil em cortar o ponto dos trabalhadores e enviam solidariedade à luta que conquistou vacina para todos os trabalhadores em educação

A greve sanitária dos trabalhadores em Educação da Rede Municipal, iniciada no dia 26 de abril, contra o retorno presencial imposto pelo governo de Alexandre Kalil (PSD) sem que houvesse condições seguras e controle da pandemia, recebe, a todo momento, manifestações de apoio.

Entidades representativas da Educação, de estudantes, trabalhadores das universidades e sindicatos de professores de outras redes são algumas das que enviaram manifestações de solidariedade aos trabalhadores da Rede Municipal, que após conquistar a vacina, estão sendo atacados como corte de ponto.

O Sind-REDE/BH agradece a todas as importantes manifestações de apoio que vem recebendo, pois elas são fundamentais para fortalecer a justa luta pela vida dos trabalhadores, estudantes e comunidade escolar. Confira a nota abaixo:

Todo apoio aos trabalhadores em educação da Rede Municipal de Belo Horizonte em Greve

As entidades representativas dos trabalhadores em educação e dos estudantes que assinam este texto vêm manifestar seu apoio aos trabalhadores em educação da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e o repúdio ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) que, como retaliação à greve, cortou o salário das trabalhadoras.

Cortar salários de trabalhadores em greve, sem tentar qualquer negociação é um ataque ao legítimo direito de organização e a um instrumento de luta tão necessário para a defesa dos trabalhadores. Neste momento, em que as liberdades democráticas têm sido ameaçadas, esta ação se torna ainda mais criminosa. Toda greve é um direito legítimo dos trabalhadores, esta, é mais ainda. Agir como se desconhecesse os riscos da reabertura das escolas nesse momento é negar os reais riscos da pandemia.

Estamos diante do surgimento de uma terceira onda da pandemia, a greve das trabalhadoras em educação cumpre um importante papel de alerta às comunidades escolares dos riscos existentes. Garantir o isolamento social é um desafio em curso e sua necessidade precisa ser reforçada.

A greve está prestando um serviço à toda comunidade escolar. Foi ela que impediu que as escolas ficassem lotadas e que o caos se instalasse no ambiente escolar.

Neste momento, convidamos todas as organizações do movimento a se solidarizar com as trabalhadoras grevistas.

Assinam

• Associação dos Docentes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (ADPUCMinas)
  • Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (ADUEMG)
  • Associação dos Docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (ADUFOP)