Toda solidariedade aos trabalhadores em greve da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro

O Sind-REDE também repudia ação truculenta da PM, que intimidou professores com arma de fogo em vigília organizada pelo SEPE-RJ

Trabalhadores da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro em Vigília na Alerj, antes de se direcionarem à Seeduc. Foto: Sepe-RJ

O Sind-REDE/BH vem a público manifestar toda a sua solidariedade e apoio aos trabalhadores em educação do Estado do Rio de Janeiro e ao Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEPE-RJ), em greve desde o dia 17 de maio.

Os trabalhadores reivindicam o pagamento do piso nacional do magistério para os professores, em todas as carreiras, e o piso dos funcionários (merendeiras, serventes, porteiros etc.) referenciado no salário mínimo nacional – para que nenhum funcionário receba menos que o salário mínimo de piso. A categoria também reivindica a preservação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da educação (Lei 1.614/1990).

Expomos ainda nosso repúdio e indignação pela ação da Polícia Militar do RJ que durante uma vigília em frente à sede da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), nesta quarta-feira (14/06), intimidou os profissionais de educação com uma arma de fogo.

Centenas de trabalhadores em educação participavam da vigília de forma pacífica e apenas reivindicavam uma audiência com a Secretaria. A ação da PM, portanto, foi desproporcional e deve ser denunciada e repudiada.

Reiteramos ao SEPE e aos educadores do RJ nosso apoio e solidariedade nesta luta pela valorização da educação no estado do Rio de Janeiro.