Sobre funcionamento das Escolas dias 06 e 07 de fevereiro

O Sind-REDE foi procurado por vários trabalhadores tendo em vista o recente Comunicado da Prefeitura de Belo Horizonte sobre o […]

O Sind-REDE foi procurado por vários trabalhadores tendo em vista o recente Comunicado da Prefeitura de Belo Horizonte sobre o funcionamento das unidades escolares no período de 06 e 07 de fevereiro, no qual segundo a Defesa Civil o volume de chuvas em BH aumentará consideravelmente.

Segundo esses trabalhadores, AAEs e Porteiros contratados pela MGS, existe o receio de que devido ao volume de chuvas seja impraticável garantir o deslocamento e a segurança dos mesmos nas escolas, uma vez que o informe da PBH cita que as unidades escolares irão funcionar em regime de plantão com um servidor e um porteiro. Diante disso, o Sind-REDE entrou em contato com a SMED que na pessoa da Natália deu as seguintes orientações:

1) Segundo ela, as escolas interditadas pela PBH e Defesa Civil não estão funcionando nem em regime de plantão. Se houver alguma escola nessas condições que esteja funcionando mesmo com determinação contrária da Defesa Civil, informar imediatamente a SMED e a Regional para as providências cabíveis. Informar também ao Sindicato.

2) Os Diretores devem estar na escola quinta e sexta ou delegar a um servidor específico em regime de plantão a responsabilidade por receber materiais e atender a comunidade. Segundo a SMED as escolas que não estejam interditadas devem sim funcionar em regime de plantão pois, segundo ela, estão ainda ocorrendo matrículas e materiais estão chegando nas escolas. Nenhuma escola que não esteja interditada deve fechar totalmente quinta e sexta. A não ser que haja motivos concretos (alagamentos, queda de muro ou grandes infiltrações) que impeçam o funcionamento da unidade escolar. Nesta situação a Direção deve imediatamente informar a DIRE que vai convocar a Defesa Civil para vistoria. Nas escolas em que seja impossível chegar devido ao acúmulo das chuvas nas ruas também entram nessa lista.

3) A SMED reforçou que o funcionamento é em regime de plantão e que os Diretores foram orientados a organizar os rodízios de modo que os trabalhadores (AAEs e Porteiros) que morem próximos às escolas sejam convocados preferencialmente para trabalhar nesses dias, tendo sua devida compensação nos recessos vindouros.

4) Em relação aos dias que os trabalhadores da MGS e Caixa Escolar foram dispensados, o Sind-REDE informa que já solicitou à MGS, SMED e ao prefeito que os mesmos sejam abonados, visto que não seria justo que os trabalhadores acumulassem dias para pagar em banco de horas pela situação que passa a cidade.

O Sind-REDE/BH orienta: os trabalhadores que se sentirem prejudicados ou inseguros em relação a sua segurança pessoal, procurem imediatamente o Sindicato com informações a respeito da localização, distância e situação material das suas escolas. Iremos tomar as providencias cabíveis.

Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH