Sind-REDE e entidades do movimento negro e de mulheres organizam ato em repúdio a agressão de vereador à professora da Rede

Vereador Wilsinho da Tabu (PP) agrediu e ameaçou professora após ser advertido para que não filmasse crianças sem autorização em atividade da Emei Sagrada Família

Na tarde da última quinta-feira (24/08), enquanto ocorria uma apresentação do coral com estudantes com deficiência visual, na Emei Sagrada Família, o vereador Wilsinho da Tabu (PP), em uma agenda não oficial do mandato e sem se identificar como vereador para os gestores da escola, orientou o seu assessor a registrar imagens das crianças sem autorização da escola ou dos responsáveis.

Ao ser advertido pela diretora da Emei, Lisa Minelli, para que a imagem das crianças fosse preservada dentro da escola, o vereador iniciou uma série de agressões e ameaças contra a trabalhadora. As agressões chegaram às vias de fato, quando o porteiro da escola tentou intervir para apaziguar os ânimos e o vereador partiu para cima dos trabalhadores, acertando um tapa na diretora.

O Sind-REDE/BH acompanhou os trabalhadores na delegacia para registro de Boletim de Ocorrência e colocou o departamento jurídico do Sindicato à disposição. Na delegacia, o vereador tentou inverter a situação, se colocando como vítima de agressão da diretora e do porteiro que partiu em sua defesa. Ainda na sexta-feira (25/05), um pedido de cassação do mandato do vereador foi protocolado na Câmara Municipal e encaminhado à Procuradoria-Geral do Legislativo.

Na segunda-feira (28/08), o Sind-REDE/BH realizou uma reunião com vários movimentos sociais, em especial entidades do movimento negro e de mulheres, pelo fato da diretora Lisa Minelli ser uma mulher negra e estar sendo atacada como provocadora da confusão pelo vereador que a agrediu. A reunião deliberou a realização de um ato em apoio aos trabalhadores, contra a violência e em repúdio à ação do vereador. O ato acontecerá no sábado (02/09), às 9h, na Praça Nilo Peçanha no bairro Sagrada Família.