Sind-REDE e bibliotecários se reúnem com o Conselho Regional de Biblioteconomia para discutir o funcionamento das bibliotecas escolares

O CRB-6 disse que vêm acompanhando algumas bibliotecas da Rede Municipal e têm ciência de alguns problemas que as bibliotecas têm enfrentado e que em alguns casos tem notificado a Prefeitura.

A diretoria do Sind-REDE/BH e duas bibliotecárias da Rede Municipal se reuniram no último dia 10/05/2023 com o Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6). O objetivo da reunião foi o de discutir questões referentes ao funcionamento das bibliotecas escolares da Rede Municipal de BH e os impactos nas atividades desempenhadas pelos respectivos bibliotecários da Rede.

Na reunião foi apresentado o desenho da atual organização das bibliotecas municipais, bibliotecas sem funcionamento em algumas unidades e a falta de profissionais nas bibliotecas das escolas.

A diretoria do Sind-REDE/BH deixou explícito que a publicação da lei 11.132/2018 deixa claro que é fundamental ter esse profissional nas bibliotecas. Todavia, a mesma lei trouxe uma preocupação ao regulamentar a entrada do bibliotecário na função de pleno ganhando um salário bem menor. O que fere a isonomia dos bibliotecários da Rede.

O presidente do Conselho Álamo Chaves e a equipe jurídica afirmaram que vêm acompanhando algumas bibliotecas da Rede Municipal e têm ciência de alguns problemas que as bibliotecas têm enfrentado e que em alguns casos tem notificado a Prefeitura para garantir que as bibliotecas funcionem de acordo com as regras definidas pelo Conselho que continuará atento desempenhando o seu papel fiscalizador para garantir o cumprimento da legislação.

O Sind-REDE/BH já realizou duas reuniões com os bibliotecários da Rede em 2023, sendo estruturado uma pauta que versa sobre as melhores condições de trabalho, a abertura do diálogo para se discutir e definir a atuação dos bibliotecários escolares na Rede Municipal de Belo Horizonte e valorização da carreira.

A liberação de todos os bibliotecários em um dos turnos para a realização da primeira Plenária presencial no Sind-REDE/BH será importante para o fortalecimento dessa luta, o Sindicato e os bibliotecários aguardam o retorno positivo da SMED/BH sobre o ofício em que fez essa solic