Sind-REDE disponibiliza calculadora com nova proposta alíquotas da Prefeitura

Proposta substitui alíquota linear de 14% por alíquotas progressivas que vão de 11% à 19%

A Prefeitura de Belo Horizonte enviou um substitutivo de projeto de reforma da Previdência. A nova proposta trabalha com uma tabela de alíquotas progressivas, substituindo o projeto inicial de alíquota linear de 14% para todos os servidores.

Porém, a alteração apresentada pela Prefeitura não muda o montante total da arrecadação da previdência. Aumentando as alíquotas dos trabalhadores, mas sem aumentar a contrapartida da patronal.

Para maioria da categoria, o impacto será menor que a proposta linear de 14%, mas tende a aumentar a medida que o servidor progredir em sua carreira. Para um setor minoritário, em alguns casos de dobra, a alíquota poderá ultrapassar os 14%. Para entender melhor, estas tabelas mostram qual a proposta de alíquota expressa no projeto substituto enviado à Câmera:

No projeto enviado há um dispositivo de que as faixas salariais de cada alíquota serão corrigidas anualmente pelo INPC. Abaixo apresentamos uma calculadora que permite a cada servidor verificar sua situação