Sind-REDE/BH se solidariza com os Servidores Municipais da base do Sindibel em greve

Servidores rejeitaram proposta de negociação salarial da PBH. Nova assembleia acontece na quinta (23/11)

O Sind-REDE manifesta toda o seu apoio e solidariedade aos servidores públicos municipais da saúde, administração pública, limpeza urbana e guardas municipais, representados pelo Sindibel, que deliberaram greve a partir de hoje, (21/11), contra a proposta de recomposição salarial da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

No dia 14 de novembro, os servidores já haviam se reunido em assembleia geral para analisar a proposta, de 2.91% na folha de agosto (paga em setembro) e 2.91% na folha de dezembro (paga em janeiro de 2025), além da negativa sobre as pautas específicas de cada categoria.

Os trabalhadores reivindicam o reajuste de 6% a partir de primeiro de janeiro de 2024, mais a projeção da inflação do ano que vem, que é de 4%, além de negociação das pautas específicas de cada categoria. Os números são baseados em um estudo do Dieese, encomendado pelo Sindibel, sobre as perdas salariais acumuladas no período.

A assembleia rejeitou por unanimidade a proposta e encaminhou a realização de uma nova assembleia nesta terça (21/11), com paralisação total das atividades. A assembleia de hoje votou, por ampla maioria, pela continuidade da paralisação. Uma nova assembleia foi marcada para o dia 23/11, às 9h, na Praça Afonso Arinos.

Após a assembleia os servidores realizaram um ato até a porta da PBH com mais de 500 servidores.

Amanhã o Sindicato dos Médicos (Sinmed-MG) realizará a sua assembleia para decidir se vai aderir ou não à greve.