Nesta quarta-feira (05/02), a Diretoria do Sind-REDE/BH se reuniu com o Secretário Municipal de Educação, Bruno Barral, e sua equipe para discutir o Ofício Circular SMED 01/2025 que altera o quadro de trabalhadores da Educação Infantil.
Segundo os representantes da Secretaria Municipal de Educação (SMED), a redução do quadro foi realizada para cobrir vagas geradas pela expansão das turmas de tempo integral na educação infantil. O Sindicato argumentou sobre os impactos negativos dessa medida, tanto nas escolas quanto na vida dos trabalhadores, destacando os problemas gerados pela diminuição dos cargos.
Ao final da reunião, a Secretaria se comprometeu a restabelecer o horário intermediário nas escolas de tempo integral, organizar a excedência e o processo de escolha, estudar a possibilidade de ampliar as coordenações e garantir o retorno dos profissionais às escolas em que atuam atualmente, caso surjam novas vagas.
O retorno do Intermediário é uma conquista importante da categoria, mas o problema da redução do quadro e da excedência ainda não foi totalmente resolvido. Continuaremos pressionando para avançar nessa pauta.
Para manter a mobilização e garantir informações atualizadas, foram agendadas as seguintes reuniões:
- Segunda-feira (10/02), às 19h – Reunião virtual com as direções escolares (o link será enviado por e-mail)
- Quinta-feira (13/02), turnos da manhã e tarde – Plenária de Representantes
- Sexta-feira (14/02), à noite – Plenária de representantes (EJA)
Os trabalhadores da Educação Infantil em excedência que ainda não entraram em contato com o Sindicato devem fazê-lo através dos seguintes números:
- Vanessa Portugal: (31) 99588-5440
- Carol Pasqualini: (31) 97304-9735
- Cristiane Nunes: (31) 8587-1036