Sind-REDE/BH define seus representantes para as eleições do CAE/BH

Os membros titulares e suplentes têm o papel de fiscalizar e garantir os melhores encaminhamentos para o PNAE

Na Plenária de Representantes Concursados que aconteceu no Sind-REDE/BH, no último dia 09/02 (quinta-feira) aconteceu a eleição das professoras que farão parte do Conselho de Alimentação Escolar de Belo Horizonte (CAE/BH) gestão 2023/2027.

Ficou definido como titulares as professoras: Bárbara Mendes da Silva, Inácia Adelaide Schuchter, Maria Aparecida Melo. Como suplentes foram escolhidas as professoras Sandra Maria Coelho, Rosângela de Aguiar Santos, Denise Aparecida Honorio Gonçalves e Evangely Maria Oliveira Rodrigues Albertini.

O CAE é um importante conselho para a comunidade escolar

O Conselho de Alimentação Escolar de Belo Horizonte (CAE/BH) é um órgão que acompanha e fiscaliza a aplicação dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e as condições de produção e oferta de merenda nas escolas e creches conveniadas, de acordo com normas federais e municipais. É um conselho atuante e independente, assim tem um papel importantíssimo de controle social sobre o governo.

O CAE é formado por quatorze membros titulares e suplentes, sendo dois representantes da Prefeitura e outros doze membros que são representantes dos trabalhadores das escolas municipais, dos estudantes, dos pais dos estudantes e de entidades civis, todos eleitos em Assembleia.

Os conselheiros atuam como voluntários, tomando decisões sobre alimentação escolar, assessorando a Prefeitura, analisando as contas pertinentes do Município, visitando escolas e creches para verificar a aplicação do Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE). É também papel do conselheiro realizar relatórios e recomendações, além de comunicar aos órgãos superiores do Estado e da União irregularidades, com o objetivo de melhorar a prestação do benefício com foco no estudante.

A publicação do resultado final do processo eleitoral acontece no próximo dia 28/02 (terça-feira), e a designação deve ser publicada no dia 02/03 (quinta-feira).