Semana da Infância na Rede Municipal de Educação

É preciso mais que nunca seguir lutando por uma educação infantil de caráter integral contra o desmonte e a precarização promovida pela gestão Kalil/ Fuad!

No dia 25 de agosto comemoramos o dia nacional da educação infantil. Essa data foi estabelecida, por lei, em 2012 e visa suscitar o debate acerca da importância dessa fase da educação básica.

A Rede tem por tradição promover eventos durante a semana para dar a visibilidade ao trabalho realizado. Este também é um momento para a categoria discutir os problemas e dilemas que a educação infantil municipal enfrenta, entendendo como uma semana de luta das e dos trabalhadores desse setor.

Sabemos e reafirmamos a relevância dessa fase do ensino, que deve ser pautada no cuidar e no educar indissociados, respeitando a criança como um indivíduo com sentimentos e ideias, além de buscar fazer a mediação entre a sociedade, os conhecimentos e os educandos. Ela deve ser repleta de momentos de brincar, pois entendemos o brincar como ferramenta de construção de aprendizagem. Além disso, reforçamos que a educação infantil não é uma etapa preparatória para o ensino fundamental, como vem sendo transformada pela atual gestão da secretaria de educação. É uma etapa importante da educação básica que deve ser respeitada em todas as suas especificidades.

Sendo assim, denunciamos o desmonte promovido pela secretária Ângela Dalben e sua equipe, que aos poucos vem descaracterizando o trabalho pedagógico de 0 a 5 anos, precarizando e terceirizando o mesmo, promovendo a ampliação dessa etapa do ensino sem de fato qualificar o atendimento.

Defendemos o caráter integral da educação infantil, mas ressalvamos que deve ser feito com a ampliação do quadro de professores e não sob a perspectiva de terceirização e precarização! Exigimos o retorno das professoras do turno intermediário para que seja possível o pleno atendimento das turmas integrais.

Que nessa Semana da Infância possamos defender e resgatar os fundamentos de uma educação infantil que seja pautada na indissociabilodade do cuidar e educar, bem como repleta de momentos de brincar!

Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH