Sem nova proposta da prefeitura, greve da educação continua em BH

Mais uma vez, o governo Fuad (PSD) mostrou a sua incapacidade de negociar com a Educação

Na tarde desta quinta-feira (15/02), a Assembleia Geral dos trabalhadores em Educação Concursados da Rede Municipal decidiu, por maioria absoluta, pela continuidade da greve. Durante a assembleia, após os informes sobre a negociação com a Prefeitura, os diferentes grupos que compõem a diretoria colegiada do Sind-REDE/BH defenderam de forma consensual a continuidade do movimento. Posição que também foi endossada pelas avaliações de todos os participantes da categoria que se inscreveram para falar.

Apesar do anúncio da greve, deliberada na assembleia do dia 06/02. O governo municipal de Fuad Noman (PSD) não apresentou nenhuma proposta adicional para a categoria. Mantendo o mesmo índice de recomposição salarial de 8,04%, dividido em três parcelas, sendo a última paga só em janeiro de 2025 e a redução na contagem de tempo para progressão por mérito, de 3 para 2 anos, mas apenas aos servidores com mestrado/doutorado que já estão acima do nível 20 da carreira, o que representa menos de 5% da categoria.

Os servidores reforçaram a necessidade de fazer uma grande mobilização, considerando o exíguo prazo para a conclusão da campanha salarial, que deve ser publicada até o dia 5 de abril, devido aos limites da lei eleitoral.

A assembleia também definiu o calendário de mobilização (confira abaixo), e realização de um ato público na porta da prefeitura em unidade com os trabalhadores terceirizados. O comando de greve foi definido por regionais. Uma nova assembleia geral acontecerá no dia 20/02, às 08h30 da manhã.

Também foi incorporado a pauta de mobilização que qualquer índice apresentado pela Prefeitura deve ser encarado como uma antecipação das perdas acumuladas pela categoria, para que não se perca a perspectiva de achatamento salarial que a categoria foi submetida através dos anos. Também foi levantada a necessidade de negociar antecipadamente a forma como acontecerá a reposição das aulas, após a conclusão da greve, para evitar reposições sem alunos para simples cumprimento de horas.

Calendário de mobilização

Confira abaixo o calendário de mobilização aprovado na assembleia.

• Dia 15/02 – Início do movimento grevista, ato unificado com os trabalhadores terceirizados após a Assembleia.
  • Dia 16/02 – Regionais de greve + reunião do comando de greve
  • Dias 17/02 e 18/02 – Ação da categoria divulgando a greve nos blocos de carnaval do fim de semana
  • Dia 19 ato público em frente à PBH
  • Dia 20/02 às 8h30: Assembleia geral dos trabalhadores concursados
  • Dia 22/02 – indicativo de debate entre os pré-candidatos na porta da PBH (Será avaliado pelo comando a partir da disponibilidade de agenda dos pré-candidatos).

Ato Público