Eleições Gerais do Sind-REDE é concluída com importante participação dos filiados

Nova Gestão irá comandar a entidade no período 2022/2024. Cada chapa terá representantes de acordo com a sua votação. Confira:

Com grande participação da categoria, a eleição do Sind-REDE/BH definiu na última sexta-feira (06/05), a nova direção da entidade para os próximos 2 anos e 9 meses (2022/2024). Por se tratar de uma diretoria colegiada e proporcional, cada chapa terá representantes de acordo com a sua votação. Veja como ficou o percentual de votação de cada chapa:

  • Chapa 1 – Fortalecer a Luta pela Base: 63,05%
  • Chapa 2 – Esperançar a educação em BH: 17,26%
  • Chapa 3 – Unidos pela Rede: 19,68%

Com o resultado, a Chapa 1 – Fortalecer a Luta pela Base, terá direito a indicar 16 dos 24 diretores da composição da nova gestão do sindicato. Já as Chapas 2 – Esperançar a Educação em BH e Chapa 3 – Unidos pela Rede terão direito a indicar 4 diretores cada.

A eleição também definiu a composição do novo Conselho Fiscal da entidade. A composição proporcional do Conselho ficou assim:

  • Chapa 1: 65,28% – 3 Conselheiros
  • Chapa 2: 16,56% – 1 Conselheiro
  • Chapa 3: 19,68% – 1 Conselheiro

Processo, apuração e posse

Devido as restrições geradas pela Pandemia de Covid-19, a eleição do Sind-REDE/BH que aconteceria no segundo semestre de 2021 foi adiada para o primeiro semestre deste ano. A eleição ainda foi adiada em mais alguns dias em decorrência da greve da categoria. O calendário eleitoral foi definido em Assembleia Geral, onde também foi escolhida a Comissão Eleitoral e já previa a possibilidade de adiamento em decorrência da greve, para que fosse garantido o intervalo de 20 dias entre a finalização de movimento grevista e o início do processo eleitoral. O período de gestão também foi alterado para que ela se encerre no final de 2024 e as eleições retornarem a ser realizadas no final do ano.

O processo eleitoral reforça o caráter democrático do Sind-REDE/BH. A participação ativa da categoria e o rico processo de debate fortaleceram o polo democrático da entidade. É importante frisar que a eleição sindical transcorreu sem qualquer problema. A apuração aconteceu durante o sábado (07/05), nas dependências da sede do Sindicato, sob a coordenação da Comissão Eleitoral.

As chapas têm um prazo de 48h, contados a partir das 00h de segunda para entrar com algum recurso. Em caso de apresentação, a Comissão Eleitoral deve julgar os recursos.

A promulgação oficial do resultado será feita no dia 13/05. A posse da nova diretoria está marcada para o dia 27 de maio. Em breve, serão divulgadas mais informações.