Nota de repúdio às manifestações de cunho fascista e autoritário do dia 15 de março

É preciso fortalecer os dias de luta da classe trabalhadora para barrar o fascismo.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, Sind-REDE/BH, vem a público manifestar repúdio e indignação diante da divulgação de um vídeo enviado pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, convocando uma manifestação contra os Poderes Legislativo e Judiciário, portanto, contra o Estado Democrático de Direito. O vídeo também foi divulgado pela alta cúpula do Governo Federal, o que aumenta a gravidade do ato, que pode ser enquadrado como crime de responsabilidade por atentar contra princípios da Constituição Federal.

O ato reivindica o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, além da implementação de um novo AI-5, se referenciando à mais dura medida da ditadura militar, que perseguiu opositores e censurou duramente a imprensa. Se apoiando no senso comum do discurso anti-corrupção, o bolsonarismo aposta na radicalização autoritária que garanta poderes ilimitados ao presidente.

Não temos qualquer ilusão sobre o Congresso Nacional e o STF. Porém, a iniciativa bolsonarista remete a um passado obscuro, que se utiliza da força militar para esmagar qualquer forma de oposição e liberdade, implementando um absolutismo fundamentalista e repressor da liberdade e dos direitos conquistados.

A conivência das instituições permitiu que se chegasse a tal situação. Por isso, é preciso que as ruas deem uma resposta a altura. O Sind-REDE convoca todas as organizações sindicais, estudantis e populares para fortalecerem as manifestações do mês de março que se opõem ao projeto autoritário de Bolsonaro. Os dias 8 de março (Dia Internacional de Luta das Mulheres); 14 de março (dois anos do assassinato de Marielle) e o dia 18 de março Dia Nacional de Luta Contra as Privatizações e em Defesa do Serviço Público devem ser verdadeiras barricadas para parar a escalada autoritária da Extrema Direita.