Relatório da reunião virtual das Direções de Escolas ampliada para as Coordenações da PEI em 20/5

Confira os encaminhamentos da reunião que aconteceu de forma virtual no dia 20/5.

A reunião das Direções de Escolas ampliada para as Coordenações da PEI aconteceu de forma virtual e teve como pauta as demissões na MGS; estudantes com deficiência e a falta de apoio educando; seminário educação em tempo integral/PEI e a próxima reunião e contou com a participação dos diretores Pedro Valadares e Wanderson Rocha.

Os presentes à reunião apresentaram as seguintes demandas a serem reivindicadas à SMED/PBH:

• Incluir na pauta de reivindicações dos Profissionais Apoio ao Educando, pagamento de insalubridade, uma vez que os mesmos manuseiam fraldas ou são machucados pelo estudante com deficiência;
  • Garantia de acompanhante no horário do pós-almoço no PEI, nos horários de 11h30m às 13h;
  • Garantia de apoio no Tempo Integral no horário do almoço;
  • Ver questão do Apoio ao Educando compartilhado;
  • Ver a questão do atendimento da saúde para estudantes com deficiência, pois o Posto de Saúde não consegue atender as demandas geradas no tempo escolar dos alunos;
  • Ver questão de cantineiras/os nas escolas, tanto do ponto de vista do quantitativo quanto a garantia de substituição, caso necessário;
  • Ver repasses financeiros a PEI, pois há atrasos, quanto valores insuficientes para o desenvolvimento do projeto;
  • Garantia do funcionamento das escolas em relação questão da materialidade nas mesmas: compras de materiais pedagógicos quanto a garantia de impressões (ver a questão da diminuição da cota de impressão);
  • Questão das substituições docentes, problemas de se garantir nas escolas uma vez que há situações de um grande número de professores licenciados;
  • Instituir gratificação (GDE) para coordenador de PEI – proposta: discutir isso no seminário
  • Ver questão trabalhadores das OSC estão ganhando mais que o pessoal da PEI
  • Ver a questão do horário de almoço dos coordenadores da PEI, pois muita das vezes não se faz esse horário, caracterizando uma condição de trabalho injusta: proposta de se garantir uma extensão de jornada de outro profissional para esse horário;
  • O Sind-REDE deverá formar um grupo de direções e coordenações de escolas no WhatsApp. Foi remetido para a diretoria definir a respeito;
  • Próxima reunião na primeira semana de agosto/24 e será definida pela diretoria do Sind-REDE/BH.

Sobre as demissões na MGS

Os trabalhadores que forem chamados para demissão deverão entrar em contato com o Sind-REDE/BH.