Reabertura das Escolas Municipais da Educação Infantil já provocou 85 casos de Covid-19 confirmados

Entre os infectados estão dois estudantes. Trabalhadores da Educação Infantil reclamam da falta de informações e proteção

Segundo levantamento realizado pelo Sind-REDE/BH, desde a abertura das Escolas Municipais da Educação Infantil para atendimento presencial no dia 26/04, 83 trabalhadores em Educação e dois estudantes estudantes já foram contaminados por Covid-19. O sindicato ainda acompanha a confirmação dos testes de casos suspeitos entre trabalhadores e um estudante.

“A situação é grave, já que menos de 30% dos estudantes convidados ao retorno presencial compareceram às salas de aula, ou seja, é um número alto de casos com relação a baixa presença dos alunos. Muitos pais, com razão ainda não se sentem seguros com o retorno das aulas presenciais”, afirma o Sindicato.

A apuração do Sind-REDE também constatou que em muitos situações, as escolas não adotaram os procedimentos necessários para conter a propagação da doença ou o fizeram tardiamente, como a suspensão do atendimento às crianças e o afastamento dos demais trabalhadores que tiveram contato com a pessoa infectada.

Também foi identificado problemas relacionados às máscaras de proteção fornecidas aos trabalhadores e crianças. O material não possui a proteção adequada e no caso das crianças, ainda apresenta problemas no tamanho.

O levantamento realizado pelo Sind-REDE conta com a participação dos trabalhadores que realizam a renúncia dos casos a partir do preenchimento de um formulário virtual. Após o recebimento das denúncias o Sindicato faz a apuração, entrando em contato com as escolas e com os trabalhadores envolvidos. Apenas os casos testados e confirmados de Covid-19 entram no levantamento realizado pelo Sindicato.

Pais denunciam que máscaras enviadas pela escola para estudantes da educação infantil não protegem por estar em tamanho inadequado para proteção.