Proposta de Pauta de Reivindicação Campanha Salarial/Educacional 2021

Confira os itens da Proposta de Pauta da Campanha Salarial/Educacional divulgada no Boletim da Assembleia Geral (Concursados) em 20/04/21

1. Não retorno das aulas sem condições seguras e ampla vacinação.
  2. Índice de perdas salariais – 32,15%
  3. Reconhecimento do Piso Salarial Nacional, sem proporcionalidade da jornada de trabalho e aplicado ao primeiro nível da tabela salarial, que embasa a carreira para trabalhadores do magistério de nível médio. Definição de prazos para sua aplicação (valor do piso R$ 2.886,24).
  4. Diferença de reajuste do piso em relação aos nossos salários, o índice de reajuste do piso totalizou, nos anos de sua existência, 203,81%. A inflação acumulada é de 105,68%, resultando no aumento real de 40,33%. Estamos fechando a diferença entre nossos salários.
  5. Ajuda financeira para garantir materialidade para o atendimento ao estudante – Rede de internet, telefone para busca ativa dos estudantes e outros.
  6. Garantia de equipamentos tecnológicos para o atendimento remoto aos estudantes.
  7. Garantia ao acesso dos estudantes a tecnologia utilizada no ensino remoto com a criação de pontos internet gratuito e empréstimo de equipamentos eletrônicos aos estudantes.
  8. Garantia d 1/3 da jornada de planejamento, não estando incluso neste cálculo o tempo de 2:30h destinada a “recreio”.(essa não é nova)
  9. Preservação da relação de pelo menos 1.6 para cada agrupamento de estudantes de acordo com o número de turmas de 2020.
  10. Unificação da Carreira da educação infantil.
  11. Garantia de teletrabalho para AAEs.
  12. Garantia da permanência no cargo de origem e jornada de origem (como estabelecido pelo concurso) para as AAEs na escola em que estão lotadas.
  13. Revisão das regras relativas às licenças médicas e de acompanhamento. Fim da necessidade de perícia para licenças de 1 dia, determinação de licença de acompanhamento para dependentes de acordo com a necessidade do quadro de adoecimento e não de uma lista pré determinada de doenças, principalmente quando se trata de incapazes.
  14. Não revogação das readaptações funcionais já definidas como definitivas.
  15. Reestatização do sistema de perícia médica.

A Proposta de Pauta foi divulgada no Boletim da Assembleia Geral (Concursados) em 20/04/2021