Professores das Instituições Federais se somam à greve dos servidores federais da Educação

Decisão acontece após o fracasso das mesas de negociação que aconteceram na última semana, os TAEs já tinham entrado em greve no dia 11/03.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE/BH) expressa sua total solidariedade aos professores das Instituições federais de educação que, diante das injustiças e intransigências do governo de frente ampla de Lula (PT), decidiram por entrar em greve a partir dessa segunda-feira (15/04). Dessa forma, os professores representados pelo Andes-SN, se somam aos demais servidores federais da educação, representados pela Fasubra e pelo Sinasefe.

Desde o início das mobilizações da campanha salarial, diversas reuniões têm sido realizadas entre os representantes sindicais e o governo federal, mas sem qualquer avanço na pauta econômica. A equipe econômica de Fernando Haddad e Esther Dweck tem obedecido à cartilha neoliberal da elite financeira e manteve a proposta de reajuste zero em 2024.

É com indignação que recebemos as notícias sobre o naufrágio da mesa de negociação entre os servidores e o governo, evidenciando a postura insensível e antissindical da atual gestão. É contraditório que, em sua campanha, Lula tenha sido um grande defensor da educação e do serviço público, em contraponto ao governo anterior de Jair Bolsonaro, mas ao chegar ao poder opte por ignorar os anseios dos trabalhadores, inclusive com posturas antissindicais.

A proposta apresentada pelo governo, além de não contemplar as reivindicações justas dos servidores, condiciona o avanço das negociações à suspensão das greves, numa clara tentativa de cercear o direito constitucional de protesto e pressionar os trabalhadores a aceitarem medidas prejudiciais aos seus direitos. A questão foi tão absurda que, horas depois da reunião, o governo recuou na violenta ameaça ao direito de greve, retirando esse ponto do documento final da proposta apresentada na 8ª rodada de negociação da Mesa Central.

Nesse contexto, saudamos a decisão corajosa dos professores das Instituições Federais, representados pelo ANDES-SN, que deflagraram greve a partir de hoje, 15 de abril, em busca de valorização e respeito à categoria.

Técnicos Administrativos Educacionais (TAEs) estão em greve desde 11 de março

Na segunda-feira dia 15/05/2024, o SIND-REDE/BH esteve presente na mobilização dos TAEs da UFMG. Os trabalhadores se encontraram no CADII e seguiram em caminhada entrando na unidades, panfletando e conversando com técnicos, professores e estudantes sobre a necessidade da luta por valorização.

O comando de greve dos professores da UFMG esteve presente na mobilização dos TAEs e mobilizam os demais docentes para participarem das atividades da jornada de de luta dos servidores e servidoras públicos federais convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Público Federais (Fonasefe).

O Sind-REDE/BH manifesta também apoio irrestrito aos Técnicos Administrativos Educacionais, representados pela Fasubra e pelo Sinasefe, que já estão em greve desde o mês de março, lutando pelos seus direitos e por uma educação pública de qualidade.

O Sind-REDE/BH reforça o seu compromisso em somar forças na luta em defesa da educação e dos direitos dos trabalhadores, repudiando qualquer tentativa de enfraquecer o movimento sindical e os legítimos interesses da classe trabalhadora.

Que a união e a solidariedade entre os servidores fortaleçam nossa resistência e determinação na busca por uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos.