Pressão do Sind-REDE faz PBH se justificar sobre casos de Covid nas Escolas

SMED alega normalidade, mas denúncias encaminhadas pelo Sind-REDE e números da PBH mostram o contrário

O Sind-REDE/BH participou de uma audiência convocada Procuradoria Regional do Trabalho sobre o aumento dos casos de COVID nas escolas de Belo Horizonte. Na ocasião, os representantes da MGS e da Secretaria Municipal de Educação foram intimados a prestar esclarecimentos referente aos índices de contaminação de estudantes e trabalhadores em educação concursados e terceirizados, além de esclarecer quais medidas o poder público está tomado para diminuir o risco de contágio.

A secretária de Educação Ângela Dalben afirmou a todo momento que a situação nas escolas era de absoluta normalidade. Porém, a informação foi rebatida pelo Sind-REDE e também pela procuradora Sônia Toledo Gonçalves que alegou que as denúncias enviadas à procuradoria pelo Sindicato e os próprios números da prefeitura contrariavam essa informação.

A procuradora também questionou sobre a falta de equipamentos de proteção individual contra o COVID e o porque do relaxamento nos protocolos em espaços escolares, já que as aglomerações nesses espaços fazem parte das características do ambiente escolar. Ela cobrou da secretária de educação e do representante do secretário de saúde o imediato retorno dos protocolos como uso de máscaras, álcool em gel e medidas de distanciamento nas escolas, sob pena de instauração de um inquérito civil contra a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

O Sind-REDE continuará lutando em todas as frentes pela manutenção da saúde e da vida de toda a comunidade escolar.