Pressão da greve sanitária faz PBH ampliar vacinação incluindo os Trabalhadores da Educação Infantil

PBH amplia vacinação para todos os Trabalhadores da Educação Infantil, concursados e Terceirizados.

Vitória da greve sanitária! Os Trabalhadores em Educação começaram uma greve sanitária em 26/04, dia marcado para início do retorno presencial nas EMEIs de Belo Horizonte. A greve tem mostrado à cidade e às famílias o perigo eminente do retorno presencial com índices altíssimos de contaminação pela Covid-19 e sem vacinação.

Apenas 25 % das crianças convocadas ao retorno presencial estão frequentando as aulas, o que é um indicativo claro de que os pais não estão dispostos a arriscarem a vidas dos seus filhos nesse momento em que a pandemia ainda está totalmente descontrolada.

No dia de hoje, 25/05, saiu a comunicação oficial de que a Prefeitura vai ampliar a vacinação, incluindo os Trabalhadores em Educação que atuam na Educação Infantil (Concursados e Terceirizados). De acordo com a PBH a vacinação da 1° dose para esses trabalhadores acontece ainda nesta semana.

A inclusão dessa parcela da categoria nesse momento da vacinação é sem dúvida uma vitória do movimento grevista e um grande passo para que o retorno às atividades presenciais aconteça de forma um pouco mais segura. Até a última semana, a previsão era da vacinação ocorrer em junho, se houvesse vacinas.

Apesar disso, é importante ressaltar que a luta da categoria pela ampla vacinação continua, pois, independente da continuidade ou não do movimento grevista, essa sempre foi a nossa reivindicação, por entender que somente quando a população estiver imunizada é que teremos de fato segurança para que as escolas sejam reabertas. Frisamos que ainda temos outras reivindicações que precisam ser alcançadas.

Na próxima sexta-feira, 14h haverá uma reunião específica com a Educação Infantil e na terça dia 01/06 a categoria se reunirá em assembleia para debater sobre como agir a partir desse momento.

Reforçamos a importância da Prefeitura negociar com a categoria as condições de funcionamento das escolas, bem como a situação dos professores e professoras grevistas, os quais estão sob diversas ameaças que impactam diretamente em sua vida financeira e funcional.

Mais informações sobre a vacinação acesse o link: https://prefeitura.pbh.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-covid-19

Obs.: O Sindicato já entrou em contato com a SMED que informou que já orientou as Direções a fazerem a declaração de vinculação para seus trabalhadores.

Comando de Greve dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte