Plenária Final define principais políticas que serão defendidas pelo Sind-REDE/BH nos próximos dois anos

Mesmo sendo vencidos importantes pontos, devido ao tempo, a plenária precisou ser suspensa antes de sua conclusão.

No sábado (18/09), a plenária final do XIV Congresso da Rede colocou em votação as propostas apresentadas no caderno de Teses, Contribuições e Resoluções, junto com as contribuições e alterações propostas pelos Grupos de Trabalho que se reuniram na sexta-feira (17/09).

Seguindo o regimento, após a leitura de todas as propostas, os delegados fizeram a aprovação simbólica de todos os pontos não destacados. Mesmo sendo vencidos importantes pontos, ao chegar ao teto estabelecido de 17h, ainda faltavam 34 destaques para serem votados. Para preservar a programação, que ainda incluía um ato em celebração ao Dia da Consciência Negra e a festa de confraternização, os trabalhadores presentes optaram pela suspensão do XIV Congresso. Uma nova plenária será realizada ainda em 2023 para terminar de apreciar todos os destaques e concluir as votações. Aguardem mais informações.

Confira os principais pontos aprovados:

• No plano internacional: foi aprovado o apoio ao povo palestino e ao povo Ucraniana que sofrem com a invasão de seus territórios por países imperialistas.
  • No plano nacional, manter a independência do sindicato frente aos governos e a filiação do Sind-REDE/BH à CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação).
  • No plano estadual: apoiar todas as lutas que resistam aos ataques do governador Zema.
  • Plano municipal: seguir nas lutas pelo Piso, por valorização dos docentes, contra a desprofissionalização, pela manutenção da carreira e garantia da paridade.
  • Resolução sobre as Eleições Municipais: que o Sind-REDE fomente o debate em torno das candidaturas e projetos políticos atuando como um Polo de informações e construções críticas.

Assim que as votações forem concluídas, será publicado um documento com todas as resoluções aprovadas pelo XIV Congresso.

Estatuto

Também foi realizada uma assembleia onde foram aprovadas as seguintes mudanças estatutárias:

• Regulamentação da criação e funcionamento dos coletivos por segmento, que deverão ser criados em Assembleias Gerais dos segmentos e atuar em regime de colaboração direta com a Diretoria Colegiada.
  • Reestruturação do departamento cultural, que passa a ser de Formação Pedagógica, Cultural e Sindical
  • Ratifica posição do Congresso Extraordinário, assegurando o direito à liberação de trabalhadores terceirizados no exercício do mandato sindical.