PBH terá que responder sobre possíveis irregularidades referente ao trabalho dos bibliotecários na Rede

Mesmo havendo falta desses profissionais nas escolas da Rede Municipal, candidatos aprovados no último concurso não são convocados pela Prefeitura.

O Sind-REDE/BH foi convidado a fazer parte da ação de fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6) que convocou os bibliotecários da Rede Municipal de Belo Horizonte para responderem algumas perguntas referente à organização das bibliotecas e do trabalho realizado por eles.

É importante destacar que esta convocação feita pelo Conselho é fruto de questionamento enviado pelo Sind-REDE/BH solicitando deste órgão a efetiva fiscalização da política pública de bibliotecas realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte (SMED/BH), sobre a legislação referente ao cargo de bibliotecário escolar, um cargo criado com a Lei Nº 11.132, de 18 de setembro de 2018.

As bibliotecas da rede municipal de Belo Horizonte não contam com a presença destes profissionais atuando nas escolas e em alguns casos faltam trabalhadores para realizarem as atividades que envolvem a política educacional voltada para a leitura e valorização da biblioteca na comunidade escolar.

Até o presente momento a SMED/BH convocou menos de 50 bibliotecários aprovados no último concurso.

O Sind-REDE/BH, junto com os bibliotecários, reivindicam que a SMED/BH convoque todos os candidatos aprovados no último concurso e apresente uma política que dialogue com a concepção de um trabalho integrado aos projetos da escola, construindo parceria com os bibliotecários que, para além da automação de obras, possam contribuir a partir de uma ação integrada a projetos que promovam a leitura, ajudem no trabalho com as informações, combata a desinformação e ajude na promoção do desenvolvimento crítico de toda a comunidade escolar.
O Conselho realizou reuniões com os bibliotecários para checar as informações referente às possíveis irregularidades praticadas pela Prefeitura de BH, que contou com a presença do Sindicato. A Diretoria continuará participando destas reuniões, compreendendo que este processo é fundamental para a valorização dos Bibliotecários escolares na Rede municipal de Belo Horizonte.