Compartilhe nas redes sociais
O Sind-REDE/BH foi convidado a fazer parte da ação de fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6) que convocou os bibliotecários da Rede Municipal de Belo Horizonte para responderem algumas perguntas referente à organização das bibliotecas e do trabalho realizado por eles.
É importante destacar que esta convocação feita pelo Conselho é fruto de questionamento enviado pelo Sind-REDE/BH solicitando deste órgão a efetiva fiscalização da política pública de bibliotecas realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte (SMED/BH), sobre a legislação referente ao cargo de bibliotecário escolar, um cargo criado com a Lei Nº 11.132, de 18 de setembro de 2018.
As bibliotecas da rede municipal de Belo Horizonte não contam com a presença destes profissionais atuando nas escolas e em alguns casos faltam trabalhadores para realizarem as atividades que envolvem a política educacional voltada para a leitura e valorização da biblioteca na comunidade escolar.
Até o presente momento a SMED/BH convocou menos de 50 bibliotecários aprovados no último concurso.
O Sind-REDE/BH, junto com os bibliotecários, reivindicam que a SMED/BH convoque todos os candidatos aprovados no último concurso e apresente uma política que dialogue com a concepção de um trabalho integrado aos projetos da escola, construindo parceria com os bibliotecários que, para além da automação de obras, possam contribuir a partir de uma ação integrada a projetos que promovam a leitura, ajudem no trabalho com as informações, combata a desinformação e ajude na promoção do desenvolvimento crítico de toda a comunidade escolar.
O Conselho realizou reuniões com os bibliotecários para checar as informações referente às possíveis irregularidades praticadas pela Prefeitura de BH, que contou com a presença do Sindicato. A Diretoria continuará participando destas reuniões, compreendendo que este processo é fundamental para a valorização dos Bibliotecários escolares na Rede municipal de Belo Horizonte.