Informes das reuniões com os aposentados nos dias 15 e 18/4

Uma comissão aberta se reunirá hoje, 20/04, às 15h, no Sind-REDE para encaminhar ações.

Nos dias 15 e 18/04 ocorreram encontros virtuais com os aposentados para esclarecimentos da proposta apresentada pela prefeitura e proposição de algumas ações.

Sobre a proposta:

A proposta apresentada pela PBH aos trabalhadores da Educação foi de reajuste de 11,77 % dividido da seguinte forma, 5% a ser pago em agosto e 6, 32% em dezembro de 2022 a trabalhadores da ativa e aposentados.

Para trabalhadores da ativa do Ensino Fundamental, reposicionamento de 2 níveis na carreira; mudança no nível de ingresso, do nível 10 para o nível 12 e aumento de 2 níveis ao final da carreira, passando do nível 26 para o 28.

Para professores da Educação Infantil, reposicionamento de 2 níveis na carreira na data da aprovação da lei; início da carreira no nível 10, na data da aprovação da lei. Em dezembro de 2022, reposicionamento de mais um nível na carreira, início da carreira no nível 11. Em abril de 2023, reposicionamento de mais um nível na carreira e início da carreira no nível 12. Para trabalhadores que estão nos níveis 3, 4, 5, 6 e 7 reposicionamento no nível 8. Retroativo a janeiro de 2022.

A prefeitura aponta o fim dos níveis 3, 4, 5, 6 e 7.

Quais os problemas da proposta para os aposentados:

Não garante o mesmo aumento dado aos trabalhadores da ativa. Dessa forma a Prefeitura está burlando a paridade. Os aposentados com paridade terão apenas o reajuste dividido de 11,77%. Para os aposentados sem paridade, fizemos um informe específico.

Durante a primeira reunião a advogada do Sind-REDE deu informes sobre as possibilidades de ação judicial, um parecer mais preciso será concluído com a aprovação do projeto de lei na Câmara.

Algumas propostas foram levantadas na reunião:

  1. Elaboração de parecer jurídico.
  2. Realizar ação política em praça pública – Kalil foi um prefeito fora da lei – você votaria nele?
  3. Ações de propaganda em defesa dos aposentados com e sem paridade.
  4. Discussão com possíveis apoiadores da causa para desenvolver ações, vereadores, personalidades de instituições de relevância social e política.

Foi decidido que no dia 20/04, às 15h, uma comissão aberta se reuniria no Sind-REDE para encaminhar essas ações.