Informes da Reunião com as Direções de Escolas – 23/08

Confira os informes da reunião virtual que aconteceu no dia 23 de agosto, às 10h.

Aconteceu reunião com as direções de escolas no dia 23 de agosto, às 10h, em ambiente virtual na plataforma Zoom.  Confira abaixo os informes da reunião.

1. Ong Alicerce nas escolas

As direções das escolas da rede municipal reafirmaram a posição contrária às parcerias público-privada. Algumas direções apontaram o autoritarismo da SMED que em muitos casos pressionaram as direções para aceitarem a inserção da Ong Alicerce nas escolas. Todas apontaram o problema em ter o reforço escolar executado por pessoas exteriores à escola, sem formação específica. Reivindicam que o reforço escolar seja realizado pelo corpo docente das escolas, com contratação via dobra e, principalmente, a partir do chamamento dos aprovados nos concursos.

2. Violência nas escolas

Diretores apontaram problemas relacionados à relação com a comunidade, problema que se aprofunda com a difusão de ideologias conservadoras que questionam a própria docência.

Será realizada campanha de sensibilização com a comunidade e tentativa de construção de normativas com a SMED que garantam a segurança dos trabalhadores e dos estudantes.

3. Fechamento turmas do 3º ciclo e abertura de turmas de 1º ciclo nas EMEIs

Alguns diretores denunciaram a falta de transparência da Prefeitura com relação ao fechamento de turmas de 3º ciclo e a imposição de substituição por turmas da Educação Infantil. Um problema que impacta diretamente na política pedagógica de cada unidade escolar.

4. Merenda

Várias direções denunciaram a diminuição na quantidade de merenda, na orientação verbal de diminuir a quantidade da carne e de não permitir a repetição de pães, bolos ou outra merenda que tenha mais saída.

5. Campanha de filiação

Teve início nesta semana  a campanha de filiação nas escolas. Os agentes de filiação estarão devidamente identificados com crachá e carta da diretoria do sindicato. Solicitou-se que as direções apóiem os agentes de filiação e construam junto aos trabalhadores a importância da filiação ao sindicato para garantir a organização e a luta da categoria.

Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH