Informes da greve dos Assistentes Administrativos Educacionais

Os AAEs exigem da SMED a implementação do teletrabalho ou o cumprimento da Orientação da própria Secretaria que garante a organização do plantão ou revezamento.

A greve dos Assistentes Administrativos Educacionais votada dia 08/03, está sendo uma das principais tarefas do Sind-REDE/BH. É uma greve construída devido à indiferença e à indignação da postura da SMED em relação aos AAEs. Mas é antes de tudo uma greve pela vida. Todos sabem que o aumento do índice de contaminação da pandemia da Covid-19 levou ao aumento de ocupação dos leitos de UTIs e enfermarias e também dos óbitos. Para a categoria não faz o menor sentido ampliar a jornada de trabalho dos AAEs em um momento em que a PBH decreta lockdown em amplos setores da cidade. Além do mais, muitas das tarefas dos Assistentes poderiam ser realizadas em teletrabalho, bastava boa vontade do governo e da Secretaria de Educação.

Uma greve pela vida pressupõe a preservação da integridade física e sanitária dos servidores em luta. Ao ampliar o atendimento das escolas, ampliando a aglomeração de pessoas em espaços físicos limitados, ao não fornecer EPIs em número suficiente para garantir a demanda, ao transferir compulsoriamente AAEs inclusive os obrigando a longos deslocamentos no transporte público colocam em risco a saúde e pode levar à morte.

Neste momento a greve está sendo discutida nas Secretarias e Bibliotecas de todas as escolas. Os AAEs estão se organizando mandando mensagens para os colegas, entrando nas redes sociais do governo (PBH e SMED), discutindo com as Direções e a cada dia cresce a conscientização da importância da luta e da resistência. Escreveram também uma Carta ao Prefeito que foi enviada para o gabinete do Alexandre Kalil. A Diretoria do Sind-REDE/BH está também percorrendo as escolas e conversando com os servidores.

Os AAEs exigem respeito e valorização! Exigem da SMED a implementação do teletrabalho ou o cumprimento da Orientação da SMED (ver abaixo) que garante a organização do plantão ou revezamento para os AAEs não sejam tão atingidos pela possibilidade de contaminação no trabalho presencial.

A próxima assembleia será no dia 15/03 onde os AAEs irão discutir os rumos do movimento.

SÓ A LUTA MUDA A VIDA!