Governo Bolsonaro faz manobra para aprovar parecer na Comissão Especial da Reforma Administrativa

Toda a bancada do partido Novo foi inserida na Comissão. Apesar da aprovação, substituições indica fraqueza do Governo. PEC segue para o Plenário.

Diretora do Sind-REDE, Flávia Silvestre, anuncia a manobra do governo hoje na Comissão da Câmara para aprovar o Parecer da Reforma Administrativa (PEC 32).

Desde segunda-feira, representantes do Sind-REDE/BH estão em Brasília junto com centenas de servidores públicos de todo o país para lutar contra a aprovação da Reforma Administrativa do governo Bolsonaro (PEC 32/20).

Após intensa pressão dos servidores públicos em Brasília e em todo país através das redes sociais, o governo protelou a votação do Parecer do relator Arthur Maia (DEM-BA) na Comissão Especial da Reforma Administrativa, porque não tinha votos para aprová-lo. O texto passou por diversas alterações, inclusive com pontos que preserva a estabilidade dos servidores ingressantes e diminui o tempo dos contratos temporários..

Mas, na tarde de hoje, o governo Bolsonaro e o Partido Novo fizeram uma manobra para que conseguissem aprovar o Parecer do relator na Comissão Especial. Como não conseguiu consenso pela aprovação da proposta na base governista, o Governo Bolsonaro realizou uma intensa substituição dos membros da Comissão Especial, o que incluiu toda a bancada do partido Novo, com seus 8 deputados. Com a manobra, o texto do relator foi aprovado por 28 votos a 18.

A avaliação dos sindicalistas e deputados da oposição é que a manobra mostra fragilidade do governo e pode indicar que o governo não conseguirá reunir os 308 votos necessários (do total de 513 deputados) para aprovação da reforma em plenário, que deve passar por 2 turnos de votação.

A mobilização contra a PEC 32 continua!

A diretoria do Sind-REDE destaca que a aprovação do Parecer na Comissão Especial não representa uma derrota para os trabalhadores. “A PEC 32 segue agora para o Plenário onde temos uma grande chance de derrotá-la, por isso, devemos continuar organizados e mobilizados pressionando os deputados nas redes sociais e participando das atividades contra a Reforma Administrativa”, afirma a diretoria.

Mais do que nunca, o Ato do dia 2 de outubro pelo Brasil ganha contornos decisivos. “Mostrar a insatisfação da população contra o governo Bolsonaro é a chance de enterrar de vez essa Reforma Administrativa que prevê o fim dos serviços públicos no Brasil e colocar pra fora o governo Bolsonaro. Não podemos baixar a guarda!“, conclui.

Veja abaixo os deputados mineiros que votaram ontem na Comissão Especial a favor do Parecer da Reforma Administrativa, ou seja, pelo desmonte dos Serviços Públicos.