Encontro Nacional do Serviço Público divulga manifesto contra a PEC 32

Encontro foi realizado nos dias 29 e 30 de julho e definiu uma intensa agenda de lutas contra a reforma administrativa e o desmonte dos serviços públicos brasileiros

Nos dias 29 e 30 de julho, trabalhadores de todo o país se reuniram no Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público com o objetivo de elaborar uma agenda de lutas contra a reforma administrativa (PEC 32/20) do Governo Bolsonaro e sua agenda de desmonte e privatização dos serviços públicos.

O Encontro foi construído de forma unitária por todas as centrais sindicais, confederações, federações, sindicatos de base e movimentos amplos de defesa do serviço público.

Ao final do evento, os trabalhadores elaboraram um manifesto e uma agenda de lutas, convocando os mais amplos setores da sociedade a se unir a batalha contra o desmontes dos serviços públicos brasileiros, prejudicando o acesso à saúde, educação, segurança, justiça, entre outros direitos.

Confira o manifesto na íntegra

Agenda de lutas e demais encaminhamentos

1) Mobilização em Brasília dia 03/08

• Entidades enviam representações;
  • Mobilizar os trabalhadores e trabalhadoras das cidades da região

2) Greve do setor público / dia nacional

• Realizar assembleias para construção da greve em cada local de trabalho; nacional;
  • Construção de comandos de mobilização;
  • Organização de atos unificados nas sociais da campanha nacional; cidades ou regiões.

3) Ações para mobilizar vereadores e deputados estaduais

• Audiências Públicas nas Câmaras Municipais e deliberação de moções contrarias à PEC 32;
  • Audiências Públicas nas Assembleias Legislativas e deliberação de moções

4) Governadores e Prefeitos

• Visitas e demanda de posicionamento.

5) Campanhas nos meios de comunicação

• Participação em programas de rádio e TV.

6) Campanhas nas mídias sociais e de mobilização – 18/08 conteúdos online

• Difusão dos materiais da campanha
  • Curtir, compartilhar e seguir as redes
  • Difusão dos materiais das entidades, sindicatos e centrais sindicais;
  • Elaboração de conteúdos nas bases, adaptação de conteúdos, criação de redes e  canais de comunicação.

7) Deputados Federais

• Pressão sobre os parlamentares;
  • Utilização das redes sociais e dos sites contrarias à PEC 32. como Na Pressão;
  • Campanhas denunciando nos estados e municípios os deputados que votam contra os serviços públicos.