Em assembleia, trabalhadores da MGS votam por dissídio coletivo

Assembleia aconteceu na quinta-feira (03/12) de forma simultânea presencial e oralmente

No dia 03 de dezembro os trabalhadores terceirizados das escolas municipais de Belo Horizonte, se reuniram em assembleia híbrida, realizada de forma presencial na Praça da Estação e virtual pela plataforma Google Meets, para debater temas importantes como a situação das demissões realizadas pelo prefeito Alexandre Kalil e pela empresa MGS e o acordo coletivo de 2020.

Na modalidade presencial, foi obrigatório a utilização de máscaras cobrindo o nariz e a boca, foi distribuído alcool em gel e as cadeiras posicionadas a 2 metros de distância uma da outra. Todos os participantes permaneceram sentados.

Demissões

Foi repassado à categoria que a empresa (MGS) firmou um compromisso de não demitir trabalhadores até fevereiro de 2021 e, caso ocorra a possibilidade de novas demissões, que iriam informar ao Sindicato previamente. Você pode acessar o informe completo sobre o tema está no botão abaixo:

Acordo coletivo de 2020

Por ampla maioria, os trabalhadores da MGS votaram pelo encaminhamento de dissídio, pois tanto a empresa quanto o prefeito Alexandre Kalil (PSD) não ofertaram índice de reajuste para a categoria, tendo como prerrogativa, a manutenção dos empregos dos trabalhadores. O Sind-REDE/BH discorda desse argumento, pois BH tem orçamento para manter os empregos e reajustar os salários das escolas que são os mais baixos da cidade. Por não haver representantes das Caixas Escolares, o Sind-REDE irá realizar uma nova assembleia específica para esses trabalhadores.

“É muito importante a união de toda a categoria, conseguimos adiar as demissões, mas sabemos que não estamos livres do problema, portanto precisamos manter e intensificar nossa luta a fim de garantir por mais tempo os empregos de toda nossa categoria”, ponderou a diretoria do Sind-REDE/BH que ainda alertou sobre a necessidade de não se acomodar: “em 2021 haverá demissões dos colegas que não passaram no processo seletivo. Só nossa luta pode ganhar mais tempo de emprego para esses trabalhadores”, concluiu.

Denúncia – Assembleia sobre ataque organizado da direita

No meio da transmissão da assembleia via Google Meets a categoria sofreu um ataque coordenado por diversos perfis, a fim de derrubar a atividade. Os invasores ligavam e desligavam o som, colocaram músicas e ruídos altos e exibiram vídeos de conteúdo inadequado. Os perfis buscavam impedir a participação dos trabalhadores no processo de decisão da categoria.

Felizmente, conseguimos contornar a situação expulsando os perfis e a assembleia teve prosseguimento com votações presenciais e virtuais.

Calendário aprovado:

• 09/12: Reunião de Representantes (discussão e elaboração da pauta de reivindicações 2021)
  • 10/12: Assembleia Caixa Escolar (campanha salarial 2020- Discussão do Dissídio)
  • 14/12: Assembleia MGS e Caixa Escolar (Aprovação da pauta de reivindicações 2021)

Diretoria Colegiada do Sind-Rede/BH