Dia nacional dos aposentados é marcado por manifestações na porta da Prefeitura

Entidades se mobilizaram para chamar atenção do prefeito fuad e pela luta dos aposentados

Na manhã de hoje (24/01) entidades sindicais e movimentos se reuniram na porta da Prefeitura de Belo Horizonte para manifestar no Dia Nacional dos Aposentados. A iniciativa marcou a luta pelos direitos dos aposentados de todo o Brasil, além de chamar atenção do prefeito Fuad para a desvalorização dos profissionais da educação aposentados que vem a cada ano tendo perdas significativas nos salários.

As aposentadas também chamaram atenção para o problema da política de abono aplicada pelo governo Fuad, que exclui aposentados e trabalhadores terceirizados. Muitas falas chamaram atenção para a desvalorização dos aposentados por parte do governo federal que apresentou o reajuste salarial de 3,71% para aqueles que ganham acima do mínimo, o pior desde 2019.

Os aposentados também falaram sobre o aumento com gastos da saúde e alimentação, onde o salário acaba ficando comprometido. O bordão “Da luta ninguém se aposenta”, foi entoado pelos presentes reafirmando o compromisso com a luta contra a retirada de direitos.

Ato em apoio aos argentinos e liberdade da Palestina

Após o ato na porta da Prefeitura, os manifestantes seguiram em caminhada até a Praça Sete, onde se uniram ao ato em apoio à greve geral dos trabalhadores da Argentina. O país vem enfrentando uma crise política e social desde que o presidente Milei ganhou as eleições deste ano. O atual presidente tenta aprovar uma série de medidas que vão desde privatizações a modificações de Leis já aprovadas pelo legislativo.

Ainda na Praça Sete, continua a coleta de assinaturas pela liberdade do povo palestino e pelo rompimento do governo brasileiro com as relações comerciais com o governo israelense.