Considerações sobre a reunião com a SMED e as situações vivenciadas nas escolas

Veja as considerações do Sind-REDE sobre a organização das escolas e o reforço escolar, calendários de reposição e o Sistema de Monitoramento

Sobre a organização das escolas e o reforço escolar

Foram várias as tentativas de conversas e ponderações com a SMED sobre as dificuldades que estamos vivenciando nas escolas. E que a ausência de regras claras para a montagem do quadro, o direito a dobra para licenças e outras questões tem gerado muita instabilidade e mais do que isso o trabalho na escola está travado.

Hoje temos menos condições do atendimento ao estudante do que tínhamos antes da pandemia. A SMED está esgotando os recursos da Educação em compras desnecessárias e reduzindo no cotidiano o número de trabalhadores nas escolas.

O prática e o discurso é que trabalhávamos pouco e mal, basta reorganizar o trabalho e aumentar a pressão que as coisas se resolvem. Sabemos que não é assim. Neste sentido é urgente que as direções façam o que foi indicado.
1 – Solicitem ou encaminhem dobras para cada dia de licença prevista.
2 – As direções e os grupos das Escolas de Ensino Fundamental devem se organizar para a realização de reuniões pedagógicas regulares, dentro do horário de trabalho, com oficineiros. ( Decisão do Seminário Deliberativo sobre Tempo de planejamento).
3– As escolas de Educação Infantil não tem como fazer dessa forma, devem pensar uma forma possível, de realização de reuniões coletivas no turno de trabalho, mesmo que sejam em dois grupos.
4 – Toda escola deve solicitar o professores de reforço pois é evidente que a necessidade é premente em todos os locais. É compreensível que em as algumas escolas as necessidades sejam maiores. Mas a regra é que todas precisam.
5– Caso hajam escolas em que o 1.6 não está sendo cumprido excluindo a coordenação geral devem informar o sindicato.

As recusas devem ser solicitadas por escrito e encaminhadas à Diretoria do Sind-REDE pelo e-mail redebh@gmail.com

Sobre os calendários de reposição

A SMED divulgou novas orientações para o mesmo, dessa forma todos os calendários devem ser refeitos a não ser que os grevistas e ou professores de crianças de 5 a 12 anos não compreenderem ser necessário.

Os calendários devem ser refeitos observando os parâmetros divulgados pela SMED, e as possibilidades dos grevistas e da comunidade escolar.
A reposição de greve é um acordo, visto que não há obrigação do grevista de fazê-lo.

Todos os grevistas, tem bom direito à reposição. Os AAEs precisam participar da elaboração dos mesmos.

Sobre o Sistema de Monitoramento

Este assunto não chegou a ser tratado na reunião. Não existe uma decisão coletiva da categoria sobre o tema, no entanto, é importante que nenhum trabalhador se sinta pressionado a fazer o preenchimento sem que haja condições objetivas para tal. O registro obrigatório da escola é o diário e o boletim do estudante.