Confira os informes e encaminhamentos da Plenária de Representantes Concursados do dia 01/10/2024

Na pauta: Crise climática, PEC 66/23 e PLs do Sind-REDE

Os representantes dos trabalhadores concursados da Rede Municipal de Educação participaram na manhã e tarde dessa terça-feira (01/10) da plenária que foi realizada na sede do Sind-REDE/BH. Uma terceira rodada da plenária acontecerá amanhã (04/10), de forma virtual com os trabalhadores da EJA.

Durante a plenária, foram passados informes sobre a PEC 66/23, que tramita no Congresso e visa impor as regras da EC 103 à todas as esferas do serviço público, inclusive onde já houveram reformas mais brandas; a tramitação dos PLs 944/24 e 945/24, de autoria do Sind-REDE/BH, que visam reduzir o número de alunos por sala; o Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino também fez um chamado para um ato público, a ser realizado no dia 07/10, às 17h.

Encaminhamentos

• Construir um grupo de trabalho, monitoramento e fiscalização para acompanhar as condições de trabalho nas escolas, vinculado ao sindicato (espécie de CIPA). Proposta será encaminhada para os demais fóruns da categoria;
  • Produzir um documento físico para seguir a pressão nos deputados federais com relação a PEC 66/2023. Será encaminhado para a diretoria pensar em uma proposta;
  • Divulgação da ação de quinquênio e férias-prêmio sobre dobra;
  • Trabalhar o boletim da PEC 66 com a categoria.

Confira o Boletim com os informes escritos

Formação

A plenária também contou com a palestra sobre Barbárie Climática, apresentada pelo pesquisador do ILAESE Gustavo Machado, que resultou num intenso debate entre os representantes.

Foi ressaltado pelos presentes a relevância de debater as mudanças climáticas dentro das escolas e com a comunidade escolar. Também foi apontado que essa temática perpassa as condições de trabalho nas escolas, em função dos impactos das condições climáticas para o bem estar no ambiente escolar.

Por fim, lembrou-se que repensar os padrões de consumo, em especial da matriz energética, é fundamental para a sobrevivência e subsistência do planeta. E que isso não é uma questão local e sim global, que precisa estar na pauta da perspectiva das nações, mas também das pessoas. Trata-se de uma necessidade de implementação de mudanças estruturais na sociedade.

Para acessar os slides da Palestra, clique no botão abaixo:

Vídeo da Palestra Barbárie Climática