Duas escolas municipais paralisam atividades em protesto contra violência sofrida na última semana

Diante dos ataques e da inoperância da Smed em garantir a segurança, as escolas fecham na próxima segunda (25/09).

Na última semana dois casos graves de violência aconteceram nas escolas municipais de Belo Horizonte. Em ambos os casos, os próprios pais dos estudantes foram responsáveis por agressões a trabalhadores nas escolas Américo René Gianetti, na regional Nordeste e Lídia Angélica, na regional Pampulha.

Trabalhadores da Integrada da Escola Municipal Américo René Gianetti foram duramente agredidos por um pai na tarde de ontem (21/09). O pai entrou na escola sem autorização e ao se deparar com um monitor do Programa Escola Integrada desferiu chutes e pontapés no trabalhador. Outros trabalhadores do programa tentaram impedir o agressor, mas também foram vítimas de violência. Os trabalhadores estão em choque, abalados psicologicamente e exigem uma resposta para essa brutal violência.

Já na Escola Municipal Lídia Angélica, trabalhadores também estão sofrendo ataques de um pai que utiliza de expressões racistas e machistas para violentar e intimidar as trabalhadoras.

Diante dos ataques e da inoperância da Secretária de Educação para construir estratégias que garantam a segurança dos trabalhadores, as escolas estarão fechadas na próxima segunda.

Não são os primeiros casos de violência nas escolas municipais. Recentemente, até mesmo um vereador agrediu os trabalhadores de uma escola de educação infantil. É preciso construir uma política de enfrentamento para evitar que atos de violência sigam acontecendo dentro das escolas.

Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH