Trabalhadores votam continuidade da greve pela valorização da carreira da Educação

A categoria insiste que a prefeitura faça uma proposta de recomposição do piso no primeiro nível da carreira. Próxima assembleia acontece na sexta-feira (25/03)

Os trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte votaram pela continuidade da Greve por tempo indeterminado. A decisão se deu na assembleia da categoria, realizada pela manhã de hoje (22/03), na Praça da Estação. Participaram cerca de 1.300 trabalhadores.

Os trabalhadores insistem na paralisação como forma de pressionar a prefeitura pela negociação de uma proposta que contemple o cumprimento da Lei do Piso Nacional da Educação sem que isso represente a destruição da Carreira. A decisão segue até a próxima assembleia que, dessa vez, acontecerá na porta da Prefeitura (Av. Afonso Pena, 1212), no dia 25/03, às 14h.

Embora seja a cidade com a situação financeira mais favorável da região metropolitana, a Prefeitura de Belo Horizonte foi a que apresentou o menor índice de reajuste para a Educação. Além disso, Belo Horizonte tem reduzido o percentual e gastos do Fundeb com os salários, está muito abaixo do que poderia gastar, se levado em conta a Lei de Responsabilidade Fiscal e tem uma grande margem em relação ao Teto de Gastos.

Momento em que a categoria cotou a continuidade da Greve

Em relação a proposta da Prefeitura de abono R$1.150,00, a avaliação dos trabalhadores é que todos os recursos da Educação devem ser administrados de forma a valorizar os salários e a carreira. Foi dito na assembleia que o abono sempre vem como um “cala a boca”, para tirar a força do movimento grevista, porém essa política não traz nenhum benefício, pois não incide sobre férias, décimo terceiro ou aposentadoria. A próxima assembleia decidirá sobre a posição da categoria em relação à política de rateio do Fundeb.

Por fim, os trabalhadores também votaram o apoio a greve dos metroviários e a realização de um ato na porta da Prefeitura.

A greve conta com mais de 60% de escolas do ensino fundamental paralisado e 30% da educação infantil. A Prefeitura ainda não apresentou uma proposta que atenda e valorize os trabalhadores em Educação do município.

Calendário de Greve

• 23/03 – Regionais de greve (Mutirão nas escolas)
  • 23/03 – 18h30 – Assembleia AAEs.
  • 24/03 – manhã – Visita às escolas
  • 24/03 – 15h – Ato Praça 7 – Negocia Kalil – Um bolo para a Educação
  • 24/03 – 18h30 – Comando de Greve
  • 24/03 – 19h – Atividade do Ilaese / Sind-REDE/BH. Sobre Piso e Carreira.
  • 25/03 – 7h – Participação de ato conjunto na Petrobrás. Contra o preço dos Combustíveis e as Privatizações.
  • 25/03 – 14h – Porta da Prefeitura – Assembleia de Greve

Confira fotos