Trabalhadores demandam medidas de segurança após ataque à diretor de escola em Venda Nova

Sind-REDE/BH propõe ações concretas para garantir a proteção dos trabalhadores e estudantes no ambiente escolar.

Mais um caso alarmante de violência abalou a comunidade escolar de Belo Horizonte, evidenciando a urgência de medidas para garantir a segurança de trabalhadores e estudantes dentro das instituições de ensino da Rede Municipal de Educação. No último dia 27 de março, um episódio de agressão foi protagonizado por uma mãe de aluno contra o diretor de uma escola em Venda Nova, lançando luz sobre a vulnerabilidade enfrentada por profissionais da educação.

A situação descrita pelos colegas de trabalho do diretor revela um quadro preocupante, repleta de ofensas, acusações difamatórias e manifestações racistas. Tudo isso  no pátio da escola, sendo presenciado pelos estudantes, o que ameaça não apenas a integridade física e emocional dos trabalhadores, mas também o ambiente de aprendizado dos alunos. A Guarda Municipal  foi chamada e o caso foi encaminhado à delegacia para o registro do Boletim de Ocorrência.

Essa não foi a primeira vez que essa mãe se envolveu em episódios de violência na escola. Por isso, na semana passada, os trabalhadores, que ainda estavam assustados com o fato, solicitaram a presença da gerente de Venda Nova e do Sindicato para uma conversa.

Diante desse cenário, após uma reunião entre os trabalhadores, em que se discutiu amplamente o episódio de agressão e suas consequências, o Sind-REDE/BH apresentou uma série de demandas para promover um ambiente escolar seguro e acolhedor. Dentre as solicitações destacam-se:

• Presença Permanente da Guarda Municipal: Solicita-se a presença contínua da guarda municipal na entrada e saída dos estudantes e trabalhadores, visando garantir a segurança de todos os envolvidos, especialmente do diretor ameaçado.
  • Pedido de Esclarecimento à Guarda Municipal: A Gerência Regional de Venda Nova será instada a encaminhar um pedido de esclarecimento à Guarda Municipal, questionando quais os procedimentos devem ser adotados em casos de ameaças dessa natureza dentro do ambiente escolar.
  • Questionamento à MGS sobre ausência do porteiro escolar: A escola estava sem porteiro no dia do acontecido e essa ausência tem sido frequente. A empresa também precisa responder por essa omissão.

Além dessas medidas, o Sind-REDE/BH enfatizou a importância de dialogar com a mãe envolvida no incidente, bem como com outros setores da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), visando esclarecer os trâmites legais da escola (Projeto Político Pedagógico e Regimento interno) e reforçar a necessidade do respeito mútuo dentro do espaço escolar.

A diretoria do Sind-REDE/BH reitera seu compromisso em acompanhar de perto esse caso, oferecendo apoio às ações pela paz nas escolas e repudiando veementemente qualquer forma de violência. Além disso, destaca-se a iniciativa de formar uma equipe do Observatório da Convivência Escolar, projeto desenvolvido em parceria com professores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o objetivo de identificar, acompanhar e desenvolver protocolos para prevenir e combater a violência nas escolas municipais de Belo Horizonte.

Diante do desafio de promover um ambiente escolar seguro e harmonioso, o Sind-REDE/BH e os trabalhadores da educação de Belo Horizonte unem-se na luta contra a banalização da violência, reafirmando o compromisso com uma educação de qualidade e livre de qualquer forma de agressão.

A segurança nas escolas é um direito de todos e deve ser garantida por meio de ações concretas e do engajamento de toda a comunidade educacional. O Sindicato permanecerá vigilante e atuante em prol desse objetivo comum.