Trabalhadores da Educação Concursados entram em Greve Sanitária a partir de segunda

Mobilização se dá em resposta a posição da Prefeitura de convocar retorno presencial no pior momento da pandemia.

Informe aos responsáveis, estudantes e trabalhadores em Educação.

Em resposta ao anúncio da Prefeitura de retomada das atividades presenciais nas Escolas de Educação Infantil, os trabalhadores da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte deliberaram a realização de uma Greve Sanitária, a partir de segunda-feira (26/04).

Segundo o planejamento divulgado pela Secretária Municipal de Educação (Smed), as Emeis seriam reabertas a partir do dia 26, para atividades internas que vão preparar as escolas para o recebimento dos alunos a partir do dia 03 de maio. Os trabalhadores discordam do retorno presencial, por isso a Greve Sanitária prevê a continuidade do atendimento remoto.

Segundo a diretoria do Sind-REDE/BH, o retorno presencial neste momento de descontrole da pandemia é descabido, pois não há como garantir o cumprimento dos protocolos de forma a garantir a segurança das crianças e trabalhadores. “Não há como garantir o uso correto de máscara pelas crianças por 4h; garantir o acompanhamento das refeições em uma distancia segura; que as crianças de fato fiquem restrita às suas célular, sem contato com outras crianças; que elas vão chegar com as roupas higienizadas e até mesmo o controle de sintomas e aferição de temperatura de forma correta e segura”.

Outro ponto que os trabalhadores chamam a atenção é que, apesar das evidências indicarem um menor risco de contaminação e transmissão pelas crianças, este risco não pode ser ignorado, principalmente em um momento em que a taxa de pessoas contaminadas por 100 mil habitantes é 20 vezes superior à meta estabelecida pela Prefeitura em novembro de 2020. Estudos apontam que a contaminação dos trabalhadores em Educação também não é reduzida.

Ato Público

Além da Greve Sanitária, os trabalhadores também convocam um Ato Público, para esta sexta-feira, com concentração às 12h, na Porta da Prefeitura. Para evitar aglomerações, o ato está sendo convocado por representação, respeitando o distanciamento social e com uso obrigatório de máscaras.

Os trabalhadores também protestam pelo aniversário de 3 anos da violência sofrida pelas Professoras da Educação Infantil, na porta da Prefeitura em 2018

Calendário de Greve

  • 23/04 às 12h – Ato público por representação, na porta da prefeitura. Três anos da agressão à Educação Infantil e pela não reabertura presencial das escolas 12h.
  • 23/04 às 15h reunião com o MP
  • 24/04 Atividade da CSP-Conlutas.
  • 26/04 às 14h – Reunião do Comando de Greve
  • 27/04 às 17h – Live: Porque a Educação não deve ser transformada em atividade essencial e os riscos da reabertura das escolas.
  • 27/04 – Divulgação virtual de carta aos responsáveis e estudantes.
  • 28/04 – Audiência Publica na Câmara Municipal sobre a Reforma Administrativa
  • 29/04 – “Cartazasso” pela cidade e reunião nas escolas com as comunidades para explicar os motivos da greve. (Convidar para a reunião centralizada no dia 30 às 19h)
  • 30/04 às 14h – Assembleia Geral dos trabalhadores Concursados
  • 30/04 às 19h – Reunião centralizada com os representantes da comunidade